Hontência Barreto

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
BONITA E TALENTOSA, ELA É UMA ARTISTA PLURAL
BONITA E TALENTOSA, ELA É UMA ARTISTA PLURAL

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 02/12/2014 às 11:03:00

Natural de Nossa Senhora das Dores(SE), Hortência Barreto já conquistou mercados não só em Sergipe, como em São Paulo, Rio de Janeiro, Estados Unidos e a França, onde expôs em espaços como Marie Charlotte, Reciproque, Gilton Lavrou e Hotel Clair de Lune.
A sua obra tem: uma aparência lúdica resultante da mistura da tinta acrílica, que dá tom mais suave, junto com a aquarela. Daí os belíssimos tons pastéis de suas telas, com predominância das graciosas bonecas de pano.
Há tempos venho seguindo a firme evolução de Hortência, que, com o passar dos anos, vem se tornando mais uniforme junto com a maturidade da perfeita harmonia do conjunto. Sempre surpreendente. As figuras, antes tão marcantes, diluem-se em tonalidades suaves na interpretação de ambientes e objetos. O conjunto, em que pese sua perceptível dinâmica, tornou-se mais homogêneo, menos figurativo, mais lírico e mais subordinado às prioridades da pintura.
Hortência Barreto sabe como poucos, elaborar cuidadosamente os tons de uma gama limitada voluntariamente à base de acordes tonais, de leves contrastes de luz e de uma interpretação livre que parte do real para o onírico com nuances de uma quase abstração.
A artista convive longamente com cada pintura, modifica-a, coloca-a diante dos olhos, altera a cor dominante, reforma a composição, renova os signos.
A obra de Hortência Barreto, em síntese, é constante solicitação à alegria de viver.

Geleia geral

... É lamentável a ausência de atores sergipanos no elenco do filme "Irmã Dulce", gravado na Bahia. Quando filmes brasileiros são rodados aqui em Sergipe, a produção sempre tás atores baianos para juntar-se aos sergipanos. A contrapartida deveria ser verdadeira. Ou não? Dolorosa interrogação.

... A novela global das sete (ou seria das seis, sabe-se lá) não vem tratando os fenômenos de ordem espiritual com a devida seriedade e respeito. Refiro-me à tal de "Alto Astral", com uma trama que é um verdadeiro "Sarapatel de coruja". Delete já!

... Circo moderno e atraente faz temporada mais uma vez em Sergipe. É o Le Cirque, que ocupa um vasto terreno ao lado do Shopping Prêmio, no município de Nossa Senhora do Socorro. No repertório, diversas manifestações de teatro, dança, além, é claro, dos tradicionais e sempre emocionantes números circenses. Diversão garantida.

... A professora Aglaé D'Ávila Fontes vem acumulando duas funções na área cultural do município: presidente da Funcaju e diretora do Centro Cultural recentemente inaugurado. Haja fôlego para a eterna Miss Centenário de Aracaju... Amém! 

O Sabiá

"Tô indo agora pra um lugar todinho meu / Quero uma rede preguiçosa pra deitar / E na varanda, sinfonia de pardais / Cantando para a majestade, o sabiá". - Roberta Miranda em "Majestade, o Sabiá", uma das mais belas canções da MPB.