Mais uma etapa da elaboração dos Planos das Bacias Hidrográficas de Sergipe é discutida

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 05/12/2014 às 09:36:00

Os integrantes do Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT) estiveram reunidos ontem para discutir sobre a Proposta Metodológica para Enquadramento dos Corpos Hídricos das Bacias Hidrográficas de Sergipe: Piauí, Sergipe e Japaratuba. Evento ocorreu no auditório da Secretaria de Agricultura.
Os planos das Bacias Hidrográficas de Sergipe estão sendo coordenados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a qual contratou a Empresa Cohidro, do Estado do Rio de Janeiro, para a execução da elaboração dos planos das Bacias. Segundo a coordenadora da empresa contratada, via licitação, Ana Catarina, "os relatórios de estudos que vêm sendo validados pela comissão do GAT tem a perspectiva de serem apresentados em maio de 2015".
Os Planos de Bacias Hidrográficas são planos diretores, de natureza estratégica e operacional, que têm por finalidade fundamentar e orientar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos, compatibilizando os aspectos quantitativos e qualitativos do uso das águas, de modo a assegurar as metas e os usos neles previstos, na área da bacia ou região hidrográfica considerada.
Nesse contexto, os planos irão permitir aos comitês e demais componentes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado (áreas afins), a gerirem efetiva e sustentavelmente os recursos hídricos superficiais e subterrâneos, de modo a garantir os usos múltiplos de forma racional e sustentável.
Participaram da reunião, equipe de profissionais oriundos de órgãos estaduais, municipais, federais e instituições particulares, além de membros dos três Comitês de Bacias Hidrográficas.