Servidores se mobilizam contra reformas do governo

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Dirigentes de sindicatos de categorias públicas fizeram manifestação em frente à Assembleia Legislativa
Dirigentes de sindicatos de categorias públicas fizeram manifestação em frente à Assembleia Legislativa

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 11/12/2014 às 01:22:00

Servidores estaduais cobraram ontem dos deputados estaduais uma reunião extraordinária a fim de debater as possíveis perdas, garantidas por Lei, que o Governo do Estado de Sergipe vem tirando dos profissionais. Representados pelos sindicatos e membros da Central Única dos Trabalhadores (CUT), os manifestantes se concentraram na entrada principal da Assembleia Legislativa (Alese) e anunciaram uma série de mobilizações que começa a ser realizada a partir de hoje na frente de vários órgãos públicos, a exemplo da Companhia de Desenvolvimento e Irrigação (Cohidro), Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Às 7h de hoje os servidores se concentram nas portas das secretarias, demais órgãos estaduais e no Sindicato dos Bancários. Na sequência, já por volta das 9h, os grupos devem voltar a se mobilizar nas intermediações da Alese. "Não vamos parar nenhum momento se é isso que o governo quer saber. Em momento algum fomos contra os cortes de comissionados que nem apareciam para trabalhar, agora, cortar quem ajudava a esse estado crescer, e principalmente cortar benefícios dos servidores já é demais. Aliás, é inconstitucional o que pretendem fazer com os trabalhadores. Por isso, nada mais justo que permanecermos na luta", garantiu o servidor público Antônio Pereira.

Debate - Na próxima segunda-feira, à tarde, no plenário da Assembleia Legislativa, será realizado um debate com a participação do secretário de Estado da Fazenda, Jefferson Passos, e um representante do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco) sobre os projetos de reforma administrativa do governo do Estado. Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade o requerimento de autoria de Gilmar Carvalho (SDD), que propôs a realização dessa audiência, para tratar da situação econômica do Estado.
Segundo o autor, o objetivo desse debate é, além de esclarecer os deputados sobre o teor dos projetos com a explanação deles, encontrar uma solução para acabar com a crise que o Estado está passando. Vários deputados se manifestaram sobre a proposta e avaliaram que era uma boa oportunidade de se inteirarem e tirarem dúvidas quanto aos projetos. Durante a audiência, o secretário da Fazenda também fará a explanação do balanço da situação financeira do Estado no último quadrimestre.