Sorteio da Copa do Brasil acontece na manhã desta terça-feira na sede da CBF

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
A equipe do Confiança campeã estadual de 2014 é um dos representantes do estado de Sergipe na Copa do Brasil
A equipe do Confiança campeã estadual de 2014 é um dos representantes do estado de Sergipe na Copa do Brasil

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 16/12/2014 às 00:20:00

O pontapé inicial para a Copa do Brasil, competição de maior dimensão nacional - 86 clubes participantes - será dado na manhã desta terça-feira, às 11h00, no auditório da sede da CBF, com o sorteio da primeira fase da Copa do Brasil 2015.
Nesta primeira fase, 80 clubes serão divididos em 10 grupos de oito. A exemplo do que ocorreu em 2014, as equipes participantes da Libertadores da América - Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians e Atlético Mineiro - e mais o Fluminense, sexto lugar no Brasileirão deste ano, entram na Copa do Brasil já nas oitavas de final.
A Copa do Brasil, criada em 1989, tem atualmente representantes dos 26 estados brasileiros e mais do Distrito Federal.

A base do sorteio será o Ranking Nacional de Clubes de 2015 (RNC), divulgado na última segunda-feira. A CBF dividiu os 80 clubes participantes da primeira fase em dois grandes blocos formados de acordo com suas posições no ranking. Cada bloco é subdividido em quatro grupos de 10 clubes cada, também elaborados de acordo com o RNC. Equipes de um mesmo grupo não se enfrentam até as oitavas de final, quando novo sorteio é feito.
As chaves são nomeadas de "A" a "H". Os clubes do Grupo A enfrentam os do Grupo E. Os do Grupo B terão pela frente os do Grupo F, os do Grupo C pegam os do Grupo G, e os do Grupo D encaram os do Grupo H. O sorteio será dirigido em duplas dentro das chaves, também formado segundo suas posições no RNC (o 1º do ranking faz dupla com o 2º, e assim por diante).

Primeiro, a CBF sorteará de qual lado os integrantes das duplas ficarão, se no lado esquerdo ou direito. O passo seguinte é a escolha do número do confronto no diagrama. São cinco ao todo. Neste quesito, o mesmo número vale para os dois componentes da dupla.
O Grupo A, formado pelos clubes mais bem ranqueados, é formado por Flamengo, Santos, Grêmio, Atlético-PR, Botafogo, Vasco, Palmeiras, Coritiba, Goiás e Bahia. Esses times não se enfrentarão antes das oitavas de final. A Copa do Brasil começa no dia 4 de março. A final, segundo o calendário divulgado pela CBF, acontece no dia 21 de novembro de 2015.
O estado de Sergipe conta com dois representantes na competição. A equipe do Confiança campeã estadual de 2014 e a equipe do Amadense, campeã da Copa Governo do Estado de 2014.