Cursos da UFS de Lagarto são reconhecidos pelo Inep

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 18/12/2014 às 10:04:00

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) realizou a avaliação de reconhecimento dos cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional ofertados pelo Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), situado em Lagarto.
Ambos os cursos receberam nota 4 na avaliação que classifica os cursos de graduação como insatisfatórios, com notas 1 e 2, satisfatórios com notas 3 e 4 ou excelentes com nota 5. Essa é a primeira avaliação feita depois que os cursos iniciaram suas atividades, e serve para reconhecer se estão funcionando de acordo com sua proposta inicial.
Para o reitor Angelo Roberto Antoniolli este reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto de professores, discentes e equipe administrativa da UFS. "Estamos comprovando juntos, e a cada dia, que é possível fazer educação de qualidade integrada às demandas sociais. Em Lagarto, usamos um método inovador de ensino e aprendizagem, cujas principais ferramentas são o questionamento e a cidadania, em função dos estudantes e da comunidade. Esta fórmula só poderia render bons frutos", diz.

Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional tiveram suas atividades iniciadas em 14 de março de 2011, data de instalação do campus que conta com outros seis cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.
O resultado da avaliação de reconhecimento do curso de Nutrição está previsto para janeiro de 2015. Segundo o diretor-geral do campus de Lagarto Mário Adriano, em breve será feito o agendamento para reconhecimento dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia, cujas primeiras turmas já estão 60% integralizadas.
Segundo o Portal do Inep, quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, a instituição deve solicitar seu reconhecimento. Então, uma comissão de dois avaliadores do Banco Nacional de Avaliadores (BASis) faz uma avaliação para verificar se foi cumprido o projeto apresentado para autorização. São avaliados a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.

Avaliações externas - Em 2014 a UFS recebeu 18 comissões externas designadas pelo MEC para avaliarem os cursos da instituição. Todas elas foram acompanhadas pelo Gabinete do Reitor e pró-reitorias de Planejamento, de Graduação e comissão própria de avaliação.
A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) disponibiliza o painel com as notas que cada curso recebeu de acordo com os critérios avaliados. Vale lembrar que as notas 1 e 2 denotam pontos a serem melhorados, a nota 3 indica suficiência e as notas 4 e 5 indicam condição muito boa e excelente, respectivamente.