GESTÃO DO SUS

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 18/12/2014 às 10:06:00

Ontem falamos nesta coluna sobre os problemas enfrentados na Saúde Pública do nosso Estado, com foco em denúncias de irregularidades no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Depois de abordar como o Governo Estadual tem deixado de lado a responsabilidade com o setor, falamos agora de um bom exemplo. Em Laranjeiras, a prefeitura realizou o II Fórum de Saúde, debatendo o tema "A Gestão do SUS, com foco nas redes assistências".  Profissionais da cidade assistiram palestras e, logo em seguida, discutiram sobre o assunto, promovendo a troca de experiências e o conhecimento entre todos os envolvidos.

Para a secretária de Saúde de Laranjeiras, Rosiane Souza, compartilhar o que é a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) otimiza o uso das redes assistenciais (atenção básica, especializada e psicossocial), o fluxo de atendimento e os encaminhamentos dos usuários que necessitam dos serviços. De fato, quando os profissionais entendem e participam da gestão de um determinado setor, podem contribuir muito mais com o trabalho que é oferecido à população.
Em Laranjeiras os resultados já aparecem. De acordo com a secretária, desde 2013 o serviço foi ampliado, além de diversos serviços implantados no município. "Graças ao empenho dos profissionais e da gestão municipal, os resultados positivos da saúde da população de Laranjeiras já começam a aparecer. Temos uma equipe de profissionais empenhada, assim como um gestor municipal comprometido com as melhorias. Sei que já fizemos muito e queremos fazer muito mais", elogiou Rosiane.

Além da gestão do SUS, o Fórum destacou também a "Construção da rede de atenção psicossocial", através da palestra de Sony Pretis. "A nossa intenção é mostrar aos profissionais as necessidades de integrar os serviços de saúde com a escola, a assistência social, trabalho, cultura, entre outros. Como também, destacamos que a participação dos trabalhadores neste processo é fundamental e cada um é responsável pelo pleno funcionamento das redes assistenciais", frisou a palestrante.

FÉRIAS COLETIVAS
Os servidores do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE) entram em férias coletivas no próximo dia 22 de dezembro, retornando ao trabalho apenas no dia 6 de janeiro. Qualquer solicitação na entidade deve ser feita até esta sexta-feira (19).

ANTECIPADO
Mantendo a política de respeito e valorização do servidor público, a Prefeitura de Itaporanga D'Ajuda antecipou o pagamento da 2ª parcela do 13º salário dos servidores públicos do município. O valor, que equivale a 50% do vencimento, já foi creditado na conta de todos os funcionários. O pagamento da 1ª parcela foi feito no mês de junho. A Prefeitura poderia ter efetuado o pagamento da parcela inicial no dia 20 de novembro, como determina a legislação em vigor, mas preferiu antecipar o pagamento como forma de prestigiar e valorizar ainda mais o funcionalismo.

EDUCAÇÃO
Por falta de recursos na educação, os servidores de Itaporanga desta área vão receber a 2ª parcela do 13º na sexta-feira (19). A parcela será feita com recursos próprios. Vale ressaltar que no mês de dezembro a Prefeitura faz dois repasses: o pagamento do mês de dezembro e o 13º salário.