Estudantes de Japaratuba participam do Soletrando

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
As atividades fizeram parte do encerramento escolar
As atividades fizeram parte do encerramento escolar

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 18/12/2014 às 10:06:00

Incentivar e motivar os estudantes da rede municipal de Japaratuba, localizado no Leste Sergipano, a ampliarem seus vocabulários, compreenderem melhor os significados das palavras e ainda criarem intimidade com a grafia delas, através de uma competição saudável. Essas são as finalidades do Soletrando, um projeto idealizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, em 2013, e que chegou a sua segunda edição este ano, tendo sua final sendo realizada no último sábado (13).

O evento ocorreu no espaço cedido pela Escola Estadual José de Matos Teles, e contou com a participação  dos alunos do fundamental 1, matriculados no 4º e 5º ano, e estudantes do fundamental 2, o qual vai da 6ª à 9ª série. O campeonato fez parte das atividades realizadas durante o encerramento do ano letivo, de acordo com o coordenador do Ensino Fundamental de Japaratuba, Carlos Vieira. "Assim como em 2013, decidimos realizar o Soletrando no mês de dezembro, porque a preparação aconteceu durante o ano letivo. Sentíamos a necessidade de desenvolver um projeto que viesse a estimular a leitura, ao passo que melhorasse a ortografia dos alunos. E como o campeonato deu certo na 1ª edição, optamos por continuar", explicou.
Para chegarem à fase final, os competidores passaram por outras seletivas, que aconteceram nos meses anteriores, segundo Carlos Vieira. "Primeiramente os professores trabalharam textos escolhidos pela própria Secretaria de Educação cujo tema central foi a água. Depois, foram selecionadas 100 palavras para as etapas classificatórias, onde foram selecionados os melhores estudantes de cada série, sendo um representante por sala. Após essa fase, chegamos a semifinal, na qual foram escolhidos os representantes de cada série, por escola, e neste sábado concluímos com a grande final", detalhou o coordenador.

DISPUTA
No dia da final, os primeiros participantes a disputarem as colocações mais altas foram os alunos matriculados no fundamental 1. Na sequência foi a vez dos estudantes do fundamental 2. "A divisão em séries foi a maneira encontrada para facilitar. Até porque, as palavras  foram escolhidas de acordo com o grau de aprendizagem. Tivemos oito ganhadores e cada um recebe um notebook. Já os que ficaram com as segundas colocações ganharão tablets. Estes alunos também receberam medalhas", declarou.
Quem garantiu o lugar mais alto do pódio não conseguiu conter a emoção. Foi o caso da pequena Evellyn Larissa Timóteo Cardoso, aluna do 4º ano e representante do Colégio Municipal Maria de Souza Campos. "Fico muito feliz porque estudei bastante para chegar até aqui. Contei com a ajuda da minha professora Geane e da minha mãe durante todo o período de estudo, principalmente porque eu me dedicava da escola e em casa. Sempre gostei bastante de português e me esforço para tirar boas notas. Com certeza isso me ajudou", celebrou a menina, ainda chorando.

INVESTIMENTOS
Presente durante boa parte do evento, o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, fez questão de salientar a importância de programas como o Soletrando para a melhoria da educação do município. "Lembro - me que em 2013, quando a Secretaria me apresentou o projeto, não tive dúvidas do quanto ele ajudaria a melhorar o nível de aprendizagem dos nossos alunos. Por isso, não só aprovei, mas recomendei que não parasse na primeira edição", disse o gestor, continuando.
"Solicitei que o Soletrando fosse inserido no projeto pedagógico da Secretaria de Educação do município. Afinal, um programa que estimula a leitura e que prepara os alunos para as séries subsequentes, não pode ser esquecido. Parabéns aos idealizadores. Parabéns aos professores que se envolvem na preparação dos estudantes e os auxiliam a chegar até aqui. E parabéns para os alunos que tanto se esforçam", pontuou Hélio Sobral.