USFs aplicam segunda dose da vacina contra o HPV

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 08/01/2015 às 09:40:00

A segunda dose da vacina contra o HPV está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) desde o mês de setembro, mas até agora apenas 45% das meninas que receberam a primeira dose foram tomar outra vez a vacina.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Saúde de Aracaju, Débora Moura, a preocupação é porque apenas com a primeira dose não acontece a imunização. "A dose imunizante é a segunda. A terceira funciona como um reforço, por isso a gente pede aos pais que levem sua meninas, entre 11 e 13 anos de idade para tomar a vacina", disse a coordenadora.
Reforçando que em 2015 a faixa etária para recebimento da vacina será estendida para as meninas de nove anos de idade. A vacina disponibilizada protege contra quatro subtipos do HPV, sendo dois deles responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, tornando assim a dose de extrema importância para todas as meninas na idade requerida.
As USFs estão abertas das 8h às 17h, sendo obrigatório apresentar o cartão de vacina e a carteira de identidade. As meninas que ainda não receberam a primeira dose devem procurar uma Unidade de Saúde para aplicação da mesma.