João Daniel assume compromisso com juventude do Alto Sertão

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
João Daniel recebe documento de reivindicações
João Daniel recebe documento de reivindicações

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 10/01/2015 às 08:21:00

O deputado federal eleito João Daniel (PT) participou na manhã desta sexta-feira de um encontro com a juventude e lideranças de pequenos agricultores da região do Alto Sertão ligadas ao Movimento de Pequenos Agricultores (MPA). Na oportunidade, o deputado recebeu uma pauta de reivindicação com várias demandas e se comprometeu a encaminhá-las e buscar solução para os pontos solicitados. O encontro aconteceu na Escola Técnica Dom José Brandão de Casto, no município de Poço Redondo.
 "Tivemos um debate muito importante com a juventude onde discutimos vários temas relacionados ao Alto Sertão e assuntos em nível nacional e os jovens mostraram sua preocupação com implementação de programas e projetos para a juventude", destacou João Daniel.
Na carta de compromisso entregue ao deputado, itens como valorização da educação, trabalho e cultura. De acordo com João Daniel, um dos pontos solicitados foi a valorização da juventude no campo através da educação, com projetos e programas que gerem emprego. "No caso do Alto Sertão, com as agroindústrias na área do leite e na área de frutas, no caso dos jovens do perímetro irrigado Califórnia", disse.

No caso da cultura, foi debatida a importância de programas e projetos que defendam a cultura camponesa e valorize-a em todos os sentidos, ponto este também que o deputado federal se comprometeu em ajudar. Já com relação à questão da educação, disse João Daniel, a preocupação dos jovens é quanto à implantação de fato do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a importância dele para a região.
 "Os jovens também querem um Conselho para discutir a Escola Técnica Dom José Brandão de Castro, com um debate que garanta uma pedagogia comprometida com um projeto camponês, além da democratização da escola, com uma educação participativa dos estudantes, das comunidades e dos movimentos sociais da região", revelou o deputado.
Segundo João Daniel, é muito importante esse contato, poder ouvir as lideranças jovens de comunidades rurais das mais diversas comunidades do Alto Sertão, que conhecem profundamente a realidade da região. "São jovens que têm projetos, propostas, que querem participar, que não estão apenas ouvindo, mas têm ideias e projetos e lutam e reivindicam. Isso é o que fortalece um mandato, porque são lideranças da juventude que têm propostas e projetos e consciência crítica das coisas", ressaltou o parlamentar.