Costa de Lima

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
ELE ERA UM ARTISTA INCANSÁVEL E DE UMA HUMILDADE COMOVENTE
ELE ERA UM ARTISTA INCANSÁVEL E DE UMA HUMILDADE COMOVENTE

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 13/01/2015 às 10:13:00

As obras do saudoso artista plástico Costa de Lima, repletas de figuras recorrentes dos(as) cangaceiros(as), bacamarteiros e outros tipos populares, pinçados do nosso rico folclore, transcendem o anedótico e até o aparentemente caricatural. Isto, face ao poder irresistível das cores fortes e por vezes diluídas em sutis harmonias tonais.
Fortemente influenciado pelo cubismo, Costa de Lima faz das suas figuras quase caricatas, uma obra independente do humor - mas repleta de movimento, luz e alegria - a fim de encaminhar -  se para o reinado da pintura pura ( sem ser ingênua), não obstante ligada a temas diversos. Os temas é que beiram o caricato pelo desenho esquematizado, pela atitude nervosa e levemente grotesca de personagens híbridos em seu comportamento humano, mas sérios, extremamente sérios, como elementos de um quadro.

Confesso que sempre fui suspeito para falar de Costa de Lima, por ser apaixonado pela obra do artista que nos deixou precocemente e sem dar aviso prévio. Sou fascinado pelos seus temas e pelo seu mundo geometrizado. Aliás, Costa geometriza todo o seu mundo e, nas superfícies que se multiplicam fartamente, joga com pequenas nuances, sutilezas e tons propositadamente harmoniosos. Ele sempre soube, como poucos, combinar cor e desenho, ambos da mesma família de valores calmos, mas às vezes frenéticos, mas sem destemperos.
A arte de Costa de Lima é lúdica, irônica, não raro e ao mesmo tempo agressiva, com suas figuras imponentes, desenhadas como se tivessem sido recortadas sobre o papel. Tudo fruto de um artista requintado. E nobre.

Geleia geral

Se alguém diz "eu adoro bife com fritas" ou " eu adoro camarão", por exemplo, está mentindo redondamente. Sim, porque o que a gente adora, não come. Daí...

Pode ser que dê certo, mas não acredito que Thiago Abravanel venha a ser substituto ideal do avô Sílvio Santos, no seu tradicional programa dominical. Não seria bem melhor o SBT tirar o Rodrigo Faro da Record? Este sim, seria um golpe de mestre.

O memorial Jenner Augusto será inaugurado no dia 27 de março, aniversário de Aracaju. Jenner, como todos sabem, era sergipano e com o seu talento extraordinário, incluiu seu nome entre os maiores artistas plásticos do nosso país.

O programa "Encontro com Fátima Bernardes" nas manhãs da Globo, está precisando urgentemente de uma repaginada. O ritmo tem sido muito lento e percebe-se que Fátima não está muito à vontade. Sei lá, acho que é preciso mudar tudo e recomeçar do zero.

Quem assiste a missa dominical transmitida ao vivo, pela Globo está assustado com a magreza do Padre Marcelo Rossi. Será que ele está fazendo dieta para se tornar faquir? Dolorosa interrogação.

Compaixão

"Perseguido pela inveja ou malsinado pela insensatez daquele que não gosta de você, resguarde-se na compaixão para com ele". - Divaldo Franco, em carta a mim endereçada.