Empresas adotam medidas para inibir assaltos a ônibus

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 15/01/2015 às 01:02:00

A preocupação diante dos assaltos a ônibus continua, mas nos últimos anos as empresas do transporte coletivo de Aracaju adotaram uma série de medidas na intenção de inibir os casos e contribuir para com a segurança. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), quase todos os veículos da frota operante na capital e região metropolitana, possuem câmeras de filmagem. Exatos 95% dos ônibus. Os registros feitos durante os itinerários das linhas são protocolados e, em todos os casos de assaltos, são enviados à Secretaria de Segurança Pública uma cópia das filmagens, juntamente com os Boletins de Ocorrências.
Além disso, para o armazenamento dos valores pagos em espécie, 90% dos ônibus possui o sistema de cofres.

Inclusive todos os 260 ônibus novos que o setor adquiriu recentemente, isto é 50% da frota, já vieram com cofres internos de fábrica. Cobradores também são orientados a manter somente uma quantia mínima de tarifas no caixa, suficiente apenas para troco. O volume maior deve ser depositado nos cofres dos ônibus. O objetivo é reduzir a exposição de valores no ônibus, bem como inibir os riscos de assalto ao próprio cobrador e aos passageiros.  
Também já faz parte das carrocerias de todos os ônibus o fechamento da parte traseira dos veículos com fibra ou busdoor, para afetar a visibilidade da catraca, que, de qualquer modo, nos últimos anos, já passou a ser posicionada apenas na parte dianteira dos ônibus.  
Entre as ações de atenção à segurança, as empresas do transporte adotaram ainda o sistema de bilhetagem eletrônica, com o Cartão Mais Aracaju, para a retirada da movimentação de dinheiro dentro dos ônibus. O setor, através do Setransp, tem ainda massificado campanhas de divulgação para o incentivo do uso do sistema de bilhetagem eletrônica pelo usuário, e terá seu próximo recadastramento finalizado no dia 31 de janeiro de 2015. Com a praticidade do Cartão Mais Aracaju, o passageiro computa sua passagem rapidamente promovendo agilidade na circulação no ônibus e ainda contribui para segurança.