EDUARDO CUNHA EM SERGIPE

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Candidato defende causa municipalista
Candidato defende causa municipalista

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 15/01/2015 às 01:05:00

Em passagem por Aracaju, o candidato à presidência da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) destacou a importância do movimento municipalista. Durante café com a imprensa sergipana, o parlamentar ressaltou que está a par dos problemas enfrentados pelas prefeituras brasileiras.
"A questão municipalista é tema de debates em praticamente todos os Estados que tenho visitado. É possível ver a dificuldade que as prefeituras estão passando para manter administração funcionando. Porque o acesso aos investimentos da união tem como consequência o aumento do costeio direto e as cidades não tem condição de arcar com isso. Além disso, os municípios sofreram muito com a perda do FPM", afirmou Eduardo Cunha.

O deputado também se mostrou preocupado com reajuste no salário dos professores, concedido pelo MEC no último dia 6. De acordo com ele, poucos municípios poderão apagar o novo valor. "Quando você estabelece através da união, por decreto, o novo piso do magistério acima da inflação, mas não dá as prefeituras a condição de pagar esse reajuste. Não se pode esperar que elas conseguiam cumprir com essa obrigação sem ter de onde retirar recursos para isso. Principalmente hoje, com a maioria dos municípios passando por uma grave crise financeira", explica.

Eduardo Cunha concluiu o assunto oferecendo seu apoio à causa municipalista. "Nós precisamos rever o pacto federativo. Não podemos dar obrigações e não oferecer receita para que as cidades cumpram com essa obrigação. Tenho certeza que 2015 será um ano muito difícil, pois já começamos mal ao conceder um reajuste que os municípios não têm condições de pagar. Por este motivo, espero que luta municipalista continue se organizando e leve suas pautas para o congresso".
Após o café com a imprensa, o candidato seguiu para uma série de visitas a autoridades locais.

POSSE
A Federação dos Municípios de Sergipe (Fames) realizará nesta sexta-feira (16), às 10h, a posse do novo presidente, o prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Fábio Andrade. A federação, através do seu presidente, Antônio Rodrigues, convida os amigos da imprensa para solenidade. O evento acontecerá na sede da Fames, localizada na rua Duque de Caxias, 341, bairro São José.

HEMOSE
O número de doações de sangue realizadas nos primeiros dias de 2015, no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está abaixo do esperado com uma média, de 70 coletas, quando o ideal seria 120 doações diárias. O hemocentro convida doadores de todos os tipos de sangue: A, O, B e Ab, fator Rh Positivo e Negativo para colaborar.

HEMOSE II
Para doar sangue o candidato deve ter entre 16 a 69 anos, estar bem de saúde, ter acima de 50 quilos, não ingerir alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação, e não ter tomado vacina nos últimos 30 dias. O Hemose funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.