Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue será celebrado nesta quinta

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 14/06/2012 às 16:07:00

Nesta quinta-feira, o Centro de Hemoterapia de Sergipe comemora o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. As atividades do dia contarão com uma programação a partir das 8h30, destinada a homenagens e agradecimentos ao doador, que num gesto solidário contribui com a manutenção da vida de milhares de pessoas nos serviços de urgência e emergência das unidades hospitalares.
 Como parte da celebração as Associações de Doadores de Sangue de Nossa Senhora da Glória e de Canindé de São Francisco ganharão uma homenagem especial, por conta da contribuição com o serviço de doação de sangue. Mensalmente, as duas entidades mobilizam grupos de moradores dos municípios que são deslocados até Aracaju para colaborar com o serviço de doação.
Atualmente Sergipe conta com uma hemorrede composta de um Hemocentro Coordenador - Hemose - , situado na capital, responsável pelas políticas e todo ciclo do sangue. Além de quatro Agências Transfusionais (AT), responsáveis pela estocagem e transfusão de sangue, localizadas no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospitais Regionais de Lagarto e Itabaiana.
Conscientização - O Hemose também  mobiliza a população de forma geral para a doação regular de sangue, principalmente nos períodos festivos, a exemplo dos festejos juninos, férias de final de ano e o carnaval, em que ocorre o aumento da demanda de sangue.