MARCHA DOS MUNICÍPIOS

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 22/01/2015 às 14:40:00

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) organiza mais uma Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Conhecido como o maior encontro municipalista mundial, o evento está previamente agendado para os dias 25, 26 e 27 de maio. O objetivo da Marcha é apresentar a situação dos municípios e reivindicar projetos que ajudem a melhorar a administração pública.

"Todos os anos, a Marcha mostra a força do movimento municipalista nacional, e se traduz em conquista para todos os municípios brasileiros", afirma Paulo Ziulkoski, presidente da CNM.
Assim como ocorreu em 2014, a Marcha será no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Além dos agentes municipais, parlamentares e representantes do governo federal e governos estaduais devem participar do evento. Espera-se que a presidente da República reeleita, Dilma Rousseff, também participe da programação.
A conquista mais recente da Marcha foi a aprovação de mais 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), obtida no final de 2014. Os gestores sergipanos interessados em participar do evento devem efetuar a inscrição no site da CNM.

FINANÇAS
Este será um ano financeiro dificílimo para o setor público. É o que prevê o secretário de Finanças do município de Socorro, Carlos Américo. De acordo com ele, as mudanças na economia chegaram e não podem ser ignoradas. " Nós do setor público seremos diretamente afetados. Os ajustes nos impostos afetarão os preços em geral, o aumento do IOF nas operações de Pessoa Física aliado ao aumento da taxa de juros SELIC visam conter o consumo, tendo como resultado final um ano extremamente apertado financeiramente" explica o secretário.

FINANÇAS II
Para Carlos Américo, o ano será de corte de gastos e redução de custos. " A pressão por aumento salarial irá acontecer, pois os preços subirão. Aquisições e serviços, naturalmente incorporarão esses custos. Resta-nos um único caminho, cortar gastos e reduzir custos. Otimizar ao máximo possível os poucos recursos disponíveis transformando-os em benefícios para a sociedade", finaliza.

AMSIA MOTORS
Dentro do processo de transição de cargos na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), umas das primeiras providências tomadas pelo secretário Saumíneo Nascimento foi dar conhecimento ao novo titular da pasta, o advogado Francisco Dantas, sobre o principal projeto industrial que vem sendo realizado em Sergipe: a implantação da montadora de veículos Amsia Motors. O projeto apresentado na última segunda-feira (19), através de videoconferência, iniciou o diálogo entre o novo responsável pela Sedetec e os dirigentes do grupo, o presidente Mostafá Ahmed e o diretor de marketing da Amsia, Moeth Ahmed.

PAGAMENTO
A Prefeitura de Rosário do Catete comunicou aos servidores que, a partir deste mês, o pagamento será feito todo dia 25, podendo ser antecipado caso o dia 25 seja no final de semana. Devido à crise financeira, ano passado os servidores ficavam sem saber a data específica para receber o salário. A gestão municipal tem como prioridade o pagamento em dia, a fim de deixar o servidor tranquilo e capaz de controlar a sua vida financeira.