Conen se reúne e traça estratégia para combate às drogas

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 20/07/2012 às 14:38:00

O Conselho Estadual de Entorpecentes da Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor, se reuniu na manhã de ontem, na sede do Procon, onde discutiu novas metas para o combate às drogas. Durante o encontro, que contou com a presença do secretário de Justiça, Benedito de Figueiredo, presidente do Conen, da secretária Geral do Conselho, Regina Grilo, e conselheiros, foi discutida a proposta de Emenda Constitucional e justificativa para ser apresentada no encontro de Conselhos que acontecerá no Rio Grande do Sul. A proposta visa o fortalecimento dos conselhos estaduais através da alteração da redação do artigo 243 da Constituição Federal, criando um fundo de políticas públicas sobre drogas e outras providências relativas a esse tema.

Cartilha - Além dessa pauta, os conselheiros discutiram o lançamento de uma nova cartilha voltada para o crack, que será distribuída nas escolas, shoppings, instituições privadas e outros espaços. Esse é mais um passo da Secretaria de Justiça em direção ao combate efetivo as drogas. O secretário observa que esse é um projeto de grande importância porque incentiva os jovens a conhecer as drogas, no entanto, não usá-las. Além disso, o Conen trabalha no incentivo ao esporte como uma grande saída para que os jovens não ingressem no mundo tóxico, além de promover a inclusão social.

Um outro ponto importante discutido na reunião foi a criação de um fundo para custear o tratamento dos usuários que não dispõem de condições financeiras. Além disso, é de grande importância que seja retomado o contato com os Conselhos Municipais de Políticas Públicas Sobre Drogas (COMADES). "È de grande importância darmos continuidade à programação desenvolvida em Cristinápolis, onde acontecem sessão na Câmara dos Vereadores, contando com diversas camadas sociais no sentido de combater o avanço da droga no interior do Estado", disse a secretária geral do Conen, Regina Grilo.