Em Socorro, Jackson entrega primeira obra do Proinveste

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Aspecto da inauguração da Orlinha do povoado São Braz, em Socorro
Aspecto da inauguração da Orlinha do povoado São Braz, em Socorro

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 10/02/2015 às 15:15:00

A primeira obra do Proinveste oficialmente entregue à população, a revitalização e urbanização da Orla do São Braz, em Nossa Senhora do Socorro, foi inaugurada neste domingo, 8, pelo governador Jackson Barreto e pelo prefeito do município, Fábio Henrique. O povoado estava em festa para receber a obra que deu uma cara nova a localidade e trará, além de qualidade de vida para população, oportunidade de desenvolvimento para a área que passará a ser incluída no roteiro turístico do estado.

Às margens do rio do Sal, a obra correspondeu a um investimento de R$ 1.316.503,63 e foi executada pelo Governo do Estado, com recursos do Proinveste e teve os projetos elaborados pela Prefeitura Municipal de Socorro. A Orla do São Braz é um novo espaço de lazer, que oferece conforto aos moradores e estimula o comércio local.
 "Para nós, que somos gestores, é uma alegria muito grande entregar mais uma obra á população. Eu tinha prometido fazer aqui a obra do São Braz, porque aqui temos um ponto turístico que promete muito para o município de Socorro com ligação para Aracaju. O projeto de revitalização da Orla do são Braz, sem dúvida alguma, é uma obra que vai valorizar o turismo em Socorro e até mesmo em Aracaju, expandindo isso para toda essa área do rio Sergipe, rio do Sal, rio Pomonga, permitindo que, no futuro, essas regiões se transformem em um roteiro de turismo muito importante. Era preciso fazer essa obra no São Braz para estimular não apenas os turistas, mas levantar a autoestima daqueles que aqui residem. Esta que é a primeira obra entregue do Proinveste, mas já temos 30 municípios com obras definidas, iniciadas ou sendo licitadas", explica o governador.

O morador do povoado, Dorgival Dias Santos, concorda com o que foi dito pelo governador. Ele conta com empolgação sobre o quanto a obra valorizou a beleza da região. "O melhor que o São Braz já teve foi essa orlinha. Achei uma beleza. Vai trazer turistas e ficou tudo bom. Está todo mundo gostando muito", afirma o homem que trabalha como motorista e mora no povoado com a esposa e um filho.
Quem também já enxerga oportunidades após a inauguração do espaço é a vendedora ambulante, Carla Cristina Neres dos Santos, 29, que reside no povoado há 21 anos. Carla, que trabalha durante a semana como doméstica, aproveita os dias festivos para completar sua renda vendendo cerveja, água e refrigerante. Com a inclusão do povoado no roteiro turístico do estado, ela espera conseguir vender muito mais aos turistas que visitarem a região, principalmente aos fins de semana. "Está sendo bom, espero que continue daqui para melhor. Está bem melhor que antes quando a gente não podia nem trabalhar por aqui, porque melava os pés de lama".

A intervenção contemplou a construção de um muro de contenção com 211 metros de extensão às margens do Rio do Sal, a construção de três quiosques em madeira, de um deck com piso em assoalho de madeira e guarda-corpo de madeira com altura de um metro na Rua "02", a construção de um guarda-corpo de madeira com altura de um metro na altura da Rua "01" e a instalação de dez bancos de madeira com pergolado.
Na nova Orla do São Braz, também foi construída uma pracinha com marco e mesa com quatro bancos, com a colocação de totem de madeira. Foram executados o recapeamento asfáltico na Rua "02" e nas travessas "A", "B" e "C" (área de 2.385,00 m²); a pavimentação a paralelepípedo na Rua "01" (área de 1.198,50 m²); e a implantação de  525,00 m² de passeio em concreto desempolado. Na iluminação pública, foram implantados 49 postes com três metros de altura, com duas lâmpadas de 150 w cada; e dois postes de 16 m com quatro pétalas com lâmpadas de 400 w cada.