Secult promove oficina de capacitação para Edital de Quadrilhas

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 20/07/2012 às 15:01:00

O mês de junho foi marcado por inúmeras e belíssimas apresentações das quadrilhas juninas de todo o estado. O período do santo mais festeiro do calendário também foi marcado pelo lançamento do Edital do Prêmio de Reconhecimento às Quadrilhas Juninas do Estado de Sergipe - Edição Centenário Luiz Gonzaga, projeto do Governo de Sergipe, realizado através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e que abre suas inscrições a partir da próxima quinta-feira, 26.

Porém, antes do período de inscrições, uma ação de capacitação irá preparar ainda mais os diretores e presidentes de quadrilhas que desejarem participar do Edital. Uma oficina acontecerá no dia 24, a partir das 18h30, no Centro de Criatividade, e irá mostrar aos proponentes detalhes do edital e formas como eles devem enviar suas propostas.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, esta oficina faz parte das ações do Birô Cultural, e visa oferecer aos agentes culturais melhores condições na elaboração de projetos. "Realizamos várias etapas do Birô em diferentes territórios do Estado, mas este é um trabalho de longo prazo. Por isso entendemos que é preciso continuar esta ação, mesmo que sejam em oficinas específicas, pois, só assim, os agentes culturais Sergipe se destacarão ainda mais nos editais que surgirem não só em Sergipe, mas em todo país", destaca  

O Edital - O Prêmio de Reconhecimento às Quadrilhas Juninas do Estado de Sergipe - Edição Centenário Luiz Gonzaga visa reconhecer e premiar, por meio de apoio financeiro, as quadrilhas juninas que se destacaram na manutenção, difusão e fortalecimento desta importante manifestação das culturas populares durante o ciclo junino do ano de 2012.

Serão cerca de 20 quadrilhas premiadas ao todo, que receberão apoio financeiro de R$ 80 mil, oriundos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico (FUNCART) e recursos orçamentários da Secult. Quadrilhas de todo o estado podem paticipar.

Diversos critérios serão avaliados para a premiação das quadrilhas, como por exemplo, criatividade e ação cultural. O que vale lembrar, é que entre os critérios avaliados, a comissão levará em conta a realização de ações criativas de fortalecimento da cultura junina e a participação das quadrilhas em eventos e concursos, além de envolvimento em ações comunitárias.

Mas os quadrilheiros devem ficar atentos: o prazo de inscrições para o edital vai de 26 de julho a 03 de agosto. Além do prazo de inscrição, os quadrilheiros devem prestar bastante atenção à documentação exigida no edital, pois além de apresentar os documentos listados, as quadrilhas devem preencher os anexos contidos no edital, além de trazer panfletos, releases, cartazes, recortes de jornal, vídeos, fotos e outros materiais veiculados na mídia, que comprovem sua participação nos festejos juninos deste ano.

 "É muito importante que as quadrilhas tragam esses materiais comprobatórios, pois é a partir daí que o júri avaliará cada quadrilha inscrita no edital", explica Wenner Brasil, coordenadora de Eventos e Projetos da Secult.