Câmara presta homenagem ao Banese

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 14/06/2012 às 16:21:00

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) promoveu esta semana uma sessão especial para comemorar os 50 anos de fundação do Banco do Estado de Sergipe (Banese). A importância do Banco para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado foi o tema principal dos discursos proferidos durante a sessão, realizada no final da tarde da última terça-feira, 12, em atendimento a proposta do vereador Moritos Matos, aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa.
Criado em 23 de novembro de 1961, no Governo Luiz Garcia, o Banco começou a funcionar com o nome de Banco de Fomento Econômico do Estado de Sergipe (Banfese), denominação que foi alterada para Banco do Estado de Sergipe S/A (Banese) no ano de 1967. Com 61 agências, 12 postos de serviços e mais de 400 caixas eletrônicos, além de mais de 350 Pontos Banese, o Banco mantém hoje a maior rede de atendimento bancário de Sergipe, implantada em todos os 75 municípios do Estado.
Segundo a presidente do Banese, Vera Lúcia de Oliveira, o Banco, ao longo de sua história, subsistiu às adversidades e, especialmente de 2007 para cá, com o apoio decisivo do Governo do Estado, acionista majoritário da instituição, superou as dificuldades investindo na valorização dos seus colaboradores, em produtos e serviços bancários, modernização da sua rede de atendimento, automação, tecnologia, e no fortalecimento do seu patrimônio.
 "Em toda a sua história o Banese tem sido, efetivamente, uma empresa cidadã, confirmando a sua vocação de ser o promotor financeiro do desenvolvimento sócio-econômico de Sergipe. Ao longo de décadas, o Banco também tem buscado valorizar os artistas e atletas locais, patrocinando dezenas de instituições filantrópicas do Estado, obras literárias, eventos esportivos, apoiando a educação, saúde, meio ambiente, cultura e arte", disse a presidente Vera Lúcia em seu discurso.
Além de Vera e do vereador Moritos Matos, também falaram sobre o Banese, durante a sessão, o presidente da Câmara, Emanuel Nascimento, os vereadores Simone Góis, Juvêncio Oliveira, Jailton Santana, Fábio Mitidieri, Miriam Ribeiro, Rosângela Santana e Evando Franca, e o secretário de Estado do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, ex-presidente do Banco.
Também participaram da sessão especial os diretores do Banese Maria Avilete Ramalho, Edson Caetano, Carlos Alberto Tavares e Hércules Silva Daltro, além dos gestores do Banese Card, Banese Corretora de Seguros, Instituto Banese, Caixa de Assistência dos Empregados do Banco (Casse), Instituto de Seguridade Social (Sergus) e os gerentes das áreas de Marketing e de Relacionamento com o Setor Público.
O vice-governador do Estado, Jackson Barreto, encaminhou telegrama congratulando-se com a Câmara, pela homenagem ao Banese, e desculpando-se por não ter podido comparecer ao evento.