Governo apresenta diagnóstico da educação ao presidente da Assembleia

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 27/02/2015 às 00:41:00

O secretário de Estado da Educação, professor Jorge Carvalho, apresentou ao governador Jackson Barreto e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo, um diagnóstico da educação de Sergipe. O encontro foi no gabinete do governador, no Palácio de Veraneio, na quarta-feira, 25.

Jackson afirmou que elevar os índices educacionais e erradicar o analfabetismo são objetivos a serem perseguidos pelo governo. Ele entende que investir na educação é um fator estratégico para o desenvolvimento, "do contrário perderemos a perspectiva histórica do estado".

Na ocasião, Jorge Carvalho mostrou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Sergipe, que apronta uma posição desconfortável diante dos demais estados. O Ideb mede o aprendizado dos alunos das redes pública e privada.

De acordo com os resultados, o Ideb do 4º e 5º anos do ensino fundamental em 2013 foi 4,1, ficando o estado na sexta pior posição do país.  Já o resultado do 8º e 9º anos do ensino fundamental em 2013 foi de 2,7, atingindo a última colocação do Brasil. No ensino médio, em 2013, o Ideb foi de 2,8, ficando apenas à frente do Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Com o diagnóstico em mãos, o secretário está discutindo uma política de educação para o estado. Na compreensão de Jorge Carvalho, é preciso o envolvimento de toda a rede de ensino - estadual, municipal, federal e privada -, além de toda a sociedade, para a definição de ações que possam elevar a qualidade do ensino e os índices educacionais de Sergipe.
O presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, disse que está aberto ao debate e já se colocou à disposição para colaborar com a construção dessa política educacional em favor do ensino sergipano.