Codevasf entrega equipamentos apícolas para associações comunitárias em Sergipe

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 01/03/2015 às 00:18:00

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) segue com as ações de inclusão produtiva na área de apicultura em Sergipe. Nesta semana, a Associação de Apicultores Monte-Alegrenses foi contemplada com equipamentos para beneficiamento de mel - essa foi a primeira entrega realizada no estado em 2015. Com a ação, já são 14 entidades comunitárias beneficiadas pela Codevasf em Sergipe.
A Associação de Apicultores Monte-Alegrenses recebeu uma centrífuga elétrica, um decantador com capacidade para 200 quilos, uma balança eletrônica e três baldes coletores de mel. Avaliados em aproximadamente R$ 7,8 mil, os equipamentos vão atender à demanda de apicultores da comunidade rural Poço dos Bois, no município de Monte Alegre de Sergipe, e comunidades adjacentes.
O presidente da associação, José Cláudio Pereira, afirmou que os apicultores locais terão um ganho significativo. "Até agora, a gente usava uma centrífuga manual. Com essa centrífuga elétrica, vamos levar menos tempo para beneficiar o mel. Todo mundo está muito contente porque esses equipamentos vão facilitar muito a nossa vida. Na última safra, tivemos uma produção de 900, mil quilos de mel. A apicultura tem um peso importante na nossa renda familiar", explicou José Cláudio.
Já estão previstas outras entregas de equipamentos para entidades comunitárias em Canindé de São Francisco, Pacatuba, Porto da Folha e Poço Redondo. Também está programada a entrega de kits familiares para apicultores de Pacatuba e Brejo Grande, onde se concentra a produção de pólen. Até o momento, 266 famílias em situação de extrema pobreza foram beneficiadas pela doação de kits familiares de apicultura em Sergipe. A meta da Codevasf é chegar à marca de 300 famílias contempladas.
O superintendente regional da Codevasf no estado, Said Schoucair, disse que a inclusão produtiva é uma das prioridades da empresa. "Essa é mais uma ação que a Codevasf promove para beneficiar a população do Baixo São Francisco. A doação de colmeias, materiais e equipamentos está gerando renda para centenas de famílias e trazendo desenvolvimento para diversas comunidades rurais, com um impacto positivo em toda a região", declarou.
A Codevasf investiu cerca de R$ 1,5 milhão na aquisição de materiais de produção, equipamentos de beneficiamento e contratação de equipe de apoio para cadastramento, seleção, capacitação e acompanhamento dos beneficiários, sempre com a supervisão da equipe técnica da Codevasf. Os recursos são provenientes da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI). A ação faz parte do Plano Brasil Sem Miséria e é executada por meio do programa Desenvolvimento Regional Territorial Sustentável e Economia Solidária.