Smartphones são utilizados em canteiros de obras e contribuem no planejamento

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 07/04/2015 às 16:20:00

Durante muito tempo, a construção civil teve características artesanais na elaboração de projetos, na produção de materiais e na execução das obras. A industrialização mudou esse cenário trazendo recursos tecnológicos que potencializam as práticas construtivas. Dos softwares aos aplicativos, a tecnologia e seus benefícios estão chegando aos canteiros de obra, otimizando o custo e tempo para muitas empresas do setor.

Prova disso é o e-RV, um aplicativo criado para confecção de relatórios de visitas à distância que a SH, empresa de locação de fôrmas, andaimes e escoramentos metálicos, desde 2013, tem utilizado para melhorar o fluxo de informação entre o cliente e a empresa. De maneira simples, rápida e direta, a ferramenta possibilita até anexos de fotos.

O e-RV é utilizado, principalmente, pelos Assistentes Técnicos da SH que, munidos de smartphones, acessam ao aplicativo e alimentam a ferramenta com informações pertinentes a cada obra visitada. Automaticamente, essas informações são encaminhadas para o cliente por email e ficam disponíveis no SH online, um sistema que permite ao cliente acessar todos os dados do seu contrato com a empresa.

Davi Ferreira, engenheiro da SH e idealizador do aplicativo, conta quais são os principais benefícios da ferramenta: "Com o e-Rv, temos agilidade na confecção dos relatórios de visita à obra.