Caçula Valadares morre aos 93 anos

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O governador Jackson Barreto durante o velório de Dona Caçula
O governador Jackson Barreto durante o velório de Dona Caçula

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 09/04/2015 às 00:17:00

Parentes, amigos, autoridades e pessoas do povo participaram ontem dos funerais de Josefa Matos Valadares, conhecida como "Caçula Valadares", ex-prefeita de Simão Dias e matriarca da família Valadares. Ela morreu na noite desta terça-feira, após ficar 12 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Lucas, no bairro São José (zona central de Aracaju). Dona Caçula tinha 93 anos e era mãe de sete filhos, incluindo o ex-prefeito José Valadares e o senador e ex-governador Antônio Carlos Valadares (PSB).

De acordo com a família, dona Caçula já sofria com vários problemas de saúde e não resistiu a uma falência múltipla de órgãos, causada por uma infecção generalizada. Nos últimos dias, ela se apresentava consciente, mas o quadro de saúde agravou de forma rápida. O velório da ex-prefeita aconteceu durante todo o dia na casa da família, em Simão Dias. O corpo foi sepultado ao final da tarde no cemitério local, com acompanhamento de centenas de pessoas.

Entre as autoridades que compareceram ao velório está o governador Jackson Barreto (PMDB), que destacou a trajetória política de Josefa e as realizações de seu mandato como prefeita de Simão Dias, entre 1989 e 1992. Entre as principais obras, estão escolas, conjuntos residenciais, um asilo público e o Mercado Municipal. "Dona Caçula viveu à frente de seu tempo, foi a primeira e única mulher a assumir a prefeitura de Simão Dias e fez uma gestão voltada para os mais carentes. É uma referência política, matriarca de uma família de grandes gestores, e um exemplo de mãe e avó", destacou o governador, em nota oficial.

A morte da matriarca também foi lamentada pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e seu vice-prefeito, José Carlos Machado.  "Dona Caçula teve uma vida marcada pelo pioneirismo na política e dedicação à família. Como prefeita, realizou obras importantes para o município de Simão Dias. Rogo a Deus que dê conforto aos familiares neste momento de profunda tristeza", disse João. Machado, por sua vez, afirmou que "o que ficará de lembrança de Dona Caçula é a força política que ela exerceu e os brilhantes exemplos deixados, tanto para a população de Simão Dias, como no legado político que hoje é exercido tanto pelo senador Valadares, quanto pelo seu filho, o deputado federal Valadares Filho".