Encontros com o Cinema Brasileiro traz curadores de festivais internacionais

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 09/04/2015 às 11:37:00

Já estão abertas as inscrições para a primeira etapa da décima edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro. Nesta edição o programa trará ao Brasil representantes dos festivais de Veneza, na Itália; de Locarno, na Suíça; de San Sebastián, na Espanha; e de Toronto, no Canadá, para assistir a filmes brasileiros de longa-metragem de produção recente.

 O programa, uma iniciativa conjunta da ANCINE e do Ministério das Relações Exteriores - MRE, com apoio do Programa Cinema do Brasil, tem o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.

 Na primeira etapa desta edição, Violeta Bava, curadora delegada do Festival de Cinema de Veneza para a América Latina, selecionará 12 longas-metragens para assistir entre os dias 8 e 10 de maio, em sessões exclusivas no Museu da Imagem e do Som - MIS, em São Paulo. Até o dia 26 de abril, os interessados podem se inscrever pelo Portal ANCINE.

 No início de maio serão abertas as inscrições para a segunda etapa desta edição, com os representantes de Locarno, San Sebastián e Toronto, que assistirão aos filmes no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, no Rio de Janeiro, de 3 a 6 de junho.
 
Como se inscrever - O programa aceita inscrições de filmes de longa-metragem já finalizados e ainda inéditos fora do território nacional, ou obras em fase de finalização que já possuam corte provisório capaz de ser projetado em formato digital. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição online, disponível no Portal ANCINE até o dia 26 de abril, indicando um link onde esteja disponível para visualização um teaser/trailer, com entre 2 e 5 minutos de duração, com legendas em inglês.

As informações das inscrições e os respectivos links serão repassados para a curadora, que entregará à ANCINE uma lista com dez filmes, dos quais ao menos dois deverão ser de associados do Programa Cinema do Brasil. Responsáveis pela inscrição de filmes que não venham a ser selecionados para projeção podem, caso seja de seu interesse, enviar para a ANCINE cópias digitais (em DVD ou Blu-ray) de seus trabalhos, para serem entregues em mãos aos curadores dos festivais.

A participação dos festivais em cada etapa do projeto é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação.

Esta é a terceira vez que Violeta Bava, do Festival de Cinema de Veneza, participa do programa. Em edições anteriores, os Encontros com o Cinema Brasileiro também trouxeram ao país representantes dos festivais internacionais de cinema de Locarno, San Sebastian, Toronto, Roma, Havana, Roterdã, Berlim, Cannes (Seleção Oficial e Quinzena dos Realizadores), Festival de Sundance, BAFICI (Argentina) e IDFA (Holanda).