CONFERÊNCIAS INTERMUNICIPAIS

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 06/05/2015 às 15:18:00

O mês de maio será de muito trabalho para a Educação Pública de Sergipe. É que entre os dias 07 e 19, as prefeituras, dividas em seis territórios, devem realizar as Conferências Intermunicipais de Educação. Durante a atividade, representantes dos segmentos educacionais e sociais se reúnem para discutir as metas e estratégias contidas no Documento Base para elaboração coletiva do Plano Estadual de Educação 2015-2025. O texto dele foi elaborado e aprovado durante o Fórum de Educação, realizado em abril deste ano.
Agora, os municípios têm a oportunidade de apreciar as propostas e incluir suas contribuições, ampliando a participação de comunidade educacional e da sociedade civil na construção de uma educação pública de qualidade. O documento que será analisado apresenta um panorama atualizado da realidade do sistema em Sergipe, fundamentado na legislação nacional e estadual vigentes, bem como nas análises dos dados educacionais elaborados durante o Fórum.

As cidades de Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Aracaju e Estância vão sediar os encontros territoriais. As contribuições que saírem das Conferências integrarão o relatório final e serão encaminhadas à Coordenação Geral do Fórum para serem apreciadas e sistematizadas pela Comissão de Sistematização, sendo depois incorporadas ao texto. Se aprovado, o Documento Base consistirá na Proposta do Plano Estadual de Educação de Sergipe, sendo encaminhado para apreciação e aprovação pelo Conselho Estadual de Educação e pela Assembleia Legislativa.

MUNICIPALISMO I
A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) esteve presente em dois importantes momentos para a elaboração do Novo Pacto Federativo. Na manhã de ontem (05), o tesoureiro da entidade, Christiano Beltrão, prefeito de Ilha das Flores, assessorado pelo advogado Jorge Elias, da Estratégia Consultoria, participou de uma reunião com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e com o relator da Comissão Especial do Pacto Federativo, o deputado federal André Moura (PSC-SE). O grupo discutiu sobre as demandas das cidades, e acertou que o parlamentar irá participar da Marcha dos Prefeitos, realizada entre os dias 25 e 28 de maio, quando ele deverá apresentar um relatório preliminar com deliberações favoráveis aos pleitos municipalistas.

MUNICIPALISMO II
Pela tarde o tesoureiro da Fames participou de uma audiência com a Comissão Especial de Revisão do Pacto Federativo. Inclusive, foi Federação que articulou a presença da CNM nesta reunião, um momento importante para que os membros dela ouvissem os pleitos da Confederação que representa os municípios. Paulo Ziulkoski aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Fames e a habilidade do prefeito Christiano Beltrão em conduzir este pleito. Para o presidente da CNM, a participação da entidade municipalista sergipana está sendo determinante para que a matéria vá a plenário e seja aprovado um relatório que atenda os interesses dos municípios, principalmente porque o relator da Comissão é um parlamentar de Sergipe.