Cezar Britto defende reforma política democrática no plenário da Alese

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Luciano Bispo entrega comenda do Mérito Legislativo a Cezar Britto
Luciano Bispo entrega comenda do Mérito Legislativo a Cezar Britto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 12/05/2015 às 00:56:00

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe reservou o grande expediente na tarde desta segunda-feira, 11, para realizar um debate sobre reforma política com o ex-presidente do Conselho Federal e Presidente da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto.

Atendendo a um requerimento de autoria da deputada estadual Ana Lúcia, Cezar Britto, diante de uma plateia bastante representativa, com a presença de juristas, estudantes, militantes sociais, sindicalistas e representantes dos três poderes, apresentou o projeto de Reforma Política da Rede de Coalizão pela Reforma Política, frente formada por mais de cem entidades da sociedade civil e coordenada pela OAB, CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e MCCE (Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral).

Em sua fala, Cezar Britto fez duras críticas ao modelo mercantilista do atual sistema eleitoral vigente no Brasil. Destacando a existência da comercialização de projetos políticos através dos altos investimentos nas campanhas eleitorais, que causam a promiscuidade nas relações entre o poder público e privado. "O dinheiro investido nas campanhas pelos empresários volta como corrupção", lamentou.

Um dos principais pontos defendidos na proposta da Rede de Coalizão pela Reforma Política é o fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes, como por exemplo a consulta popular. Cezar Britto, lembrando deste item, questionou o fato de o Brasil não ter o costume de utilizar um instrumento de consulta popular. "Por que no Brasil não se faz consulta popular, ou plebiscito, visto que o Brasil possui um sistema de apuração tão sofisticado? Há quem defenda que o brasileiro não sabe fazer boas escolhas, mas sempre que os brasileiros foram às ruas, foram em defesa da democracia", defendeu.

Homenagem - Durante sessão especial da Assembleia Legislativa, Cezar Britto, recebeu das mãos do presidente da casa, Luciano Bispo, a medalha da "Ordem do Mérito Parlamentar", maior honraria concedida pelo Poder Legislativo em Sergipe. César Britto se disse honrado com a homenagem. "Eu sou um sergipano orgulhoso do local que nasci. Acho que Deus foi justo comigo, já sabendo do meu gostar, e escolheu aqui como minha terra de convivência. Dai, receber uma medalha do Parlamento, que representa o povo de Sergipe, nada mais honroso, nada melhor para estimular que eu continue sendo o que efetivamente sou: um rapaz latino-americano, nascido no interior de Propriá e que posso mostrar que Sergipe tem, faz e ensina talentos. A medalha para mim, é um reconhecimento da minha sergipaneidade assumida".
Compuseram a mesa, Olivier Chagas, secretário do meio ambiente; Luiz Mendonça, presidente do Tribunal de Justiça; Rony Almeida, procurador geral do Ministério Público; Clóvis Barbosa, representante do Tribunal de Contas; Garibalde Mendonça, deputado estadual (PMDB) e o presidente da Alese, Luciano Bispo.