Todos os batuques do mundo

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Luiz Caldas celebra a música popular brasileiro com repertório surpreendente
Luiz Caldas celebra a música popular brasileiro com repertório surpreendente

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 12/05/2015 às 14:50:00

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Muito além da nega do cabelo duro. Com 30 anos de carreira, Luiz Caldas não hesita em dizer que vive hoje o seu melhor momento musical. Foi preciso dar as costas para os próprios feitos e conquistas, esquecer o certificado de paternidade da axé music no fundo de alguma gaveta e lançar um disco inteiro de composições inéditas todo mês, durante mais de dois anos, mas ele jura que valeu a pena. É no embalo dos mais de 8 milhões de downloads dos seus álbuns digitais - oito deles indicados ao Prêmio da Música Brasileira -, portanto, que Luiz Caldas se apresenta em Aracaju, em mais uma edição do MPB Petrobras.

A alta produtividade teria a ver com o desejo de registrar o máximo de estilos musicais existentes no mundo. Tudo quanto é batuque ouvido por aí. O mais recente CD, "Filtro de Sonhos", por exemplo, é uma celebração à música popular brasileira. É deste registro que vem a maioria das canções para o repertório que Luiz Caldas apresenta em Aracaju.  Ele mistura músicas inéditas do seu álbum e clássicos de compositores como Gilberto Gil, Roberto Carlos e Zé Ramalho para reverenciar as diversas vertentes da MPB.
Das faixas do novo disco, chegam ao palco a homônima "Filtro de Sonhos", que traz uma perspectiva sonora que dialoga com o trabalho de Zé Ramalho, "Ora iê iê", parceria com Dan Kambaih que remete à cultura baiana e também ao universo do candomblé, e "Toada de um pensador", parceria com João Neto e César Rasec.

Luiz Caldas também empresta sua voz, de timbre peculiar, para clássicos como "O Divã" (Roberto Carlos), "Avô Rai" (Zé Ramalho) e "A Paz" (Gilberto Gil e João Donato), num show que prova como a MPB continua riquíssima em seus diversos estilos e temas.
 A iniciativa do projeto MPB Petrobras de convidar Luiz Caldas para integrar sua grade de shows neste ano de 2015 é um reconhecimento ao talento desse artista e também uma homenagem ao cantor e multi-instrumentista baiano no ano em que o axé music, completa 30 anos.

Luiz Caldas no
 MPB Petrobras:
26 de maio, 21h, no Teatro Tobias Barreto