Estado e BNDES investirão até R$ 9 milhões em edital de inclusão produtiva

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 26/07/2012 às 15:09:00

Foi lançado no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), o lançamento do II Edital de Apoio a Projetos Produtivos (APPs) e de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Baixa Renda do Estado de Sergipe.

Com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep) e do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - cada um com 50% do valor -  o edital tem como meta investir até R$ 9 milhões no fortalecimento da política de APLs, na estruturação de empreendimentos coletivos e no desenvolvimento de comunidades de baixa renda para aumentar a oferta de emprego e renda nos municípios sergipanos.

O encontro  reuniu representantes de associações e entidades, gestores da Seides e da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que será responsável pela coordenadoria do Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL-SE).

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, destacou que a segunda edição do edital foi aperfeiçoada para incorporar projetos que tenham foco no público em situação de extrema pobreza. "Esperamos que este edital seja mais um grande sucesso. No primeiro conseguimos contemplar 15 projetos dos 75 municípios", informou.

Os públicos favorecidos pelo novo edital são as cooperativas de produção e/ou comercialização e associações de produtores. Estas devem ter sido reconhecidas como sendo de utilidade pública, sem fins lucrativos há pelo menos dois anos e legalmente constituídas nos municípios sergipanos.

O edital foi apresentado pelo técnico de Projetos do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Robson Cerqueira. Ele explicou que as associações devem apresentar um projeto elaborado mediante discussão coletiva entre o conjunto de associados e contemplar atividades produtivas locais pré-existentes.

O período de inscrições no edital vai até o dia 23 de outubro de 2012. A inscrição é gratuita e deve ser feita através do formulário disponível para impressão no site da Seides (www.inclusao.se.gov.br/editais).