Governo apresenta as belezas de Xingó aos participantes do Mundial de Vôlei de Praia

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Atletas alemães se divertem no passeio de barco no lago de Xingó...
Atletas alemães se divertem no passeio de barco no lago de Xingó...

...enquanto a outra parte se delicia com o banho, na piscina do atracadouro
...enquanto a outra parte se delicia com o banho, na piscina do atracadouro

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 19/06/2015 às 01:11:00

Promover o desenvolvi-mento turístico da re-gião de Xingó e mostrar ao mundo, o potencial turístico e as belezas naturais daquela região, foram os objetivos principais do Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp) e Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), ao proporcionarem um passeio de Catamarã, pelo Cânion do Rio São Francisco, - o quinto maior navegável do mundo-, aos atletas, dirigentes, imprensa e convidados do 3º. Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia, que se realiza em Aracaju.

Cinco confortáveis ônibus, dois micro ônibus e vários carros particulares se deslocaram de Aracaju na manhã desta quarta-feira 17, percorreram a "Rota do Sertão", até chegar ao destino final. Dentro desses ônibus, uma mistura de povos, cultura, idiomas, religião e muita tradição de suas regiões. Polinésios, franceses, alemães, indianos, chineses e paraguaios, entres outros povos, se misturavam à contagiante alegria dos brasileiros, ao ritmo do samba, frevo, forró, rock e músicas de cada uma dessas regiões.
Em Canindé do São Francisco, a comitiva foi recepcionada pela secretária de Turismo, Simony Chaves, que deu as boas vindas e agradeceu à presença dos quase 300 visitantes.  "A vinda desta comitiva à cidade Oásis do Sertão, representa uma total exposição da região e serve para mostrar todo potencial turístico que este município oferece", disse a secretária Simony Chaves.

Depois do almoço no Restaurante Karrancas, os convidados embarcaram no catamarã "Patativa do Assaré", para o inesquecível passeio. Foram três horas de um passeio, que ficará marcado na memoria de cada um dos participantes, transformando o Mundial Escolar de Vôlei de Praia, no melhor e mais importante, já promovido pela International School Federation (ISF).
O entusiasmo, a motivação e a alegria eram notáveis nos olhos de cada atleta, que brilhavam ao ver as belezas naturais do Cânion do São Francisco. Vibraram com as formações rochosas da Pedra do Gavião, do Chapéu Japonês e um momento de reflexão e religiosidade, em frente à gruta, onde foi entronizada a imagem do São Francisco, padroeiro, protetor e defensor das belezas da região.
 - É muito bonito o Cânion do São Francisco. Essas belezas naturais considero, como uma das maravilhas do mundo. Essas colunas rochosas, são uma dádiva da natureza, avaliou o jovem indiano Kishare Reddy, de 18 anos, que ficou impressionado com a receptividade do povo sergipano. "São pessoas alegres, de alto astral e altamente positivas", alegou o jovem atleta.
Os indianos não eram os únicos maravilhados com as imagens esculpidas pela natureza, nas milenares colunas calcárias. O técnico alemão, Parole Schneider, estava encantado com o que se passava diante dos seus olhos. "Perfeito. Muito bonito", exclamou o técnico alemão de 24 anos.
Para os chineses, a segurança foi o destaque do passeio. O delegado chinês Yao Dong Xu, elogiou a iniciativa da escolta da Policia Militar por todo o trajeto. "Muito importante esta segurança. Estamos certos de que teremos batedores dando garantia do inicio ao final do passeio. Uma grande inciativa dos organizadores desse passeio", afirmou o delegado, que também estava radiante com a paisagem. "Maravilhosas essas águas esverdeadas. Esses paredões de rocha vermelha, o banho o passeio de barco. Um passeio fantástico", disse, admirando o fluxo do Rio São Francisco.
O passeio durou três horas e o ponto alto foi banho nas piscinas das águas do Velho Chico, com profundidade de 150 metros, símbolo inconfundível do desenvolvi mento e do crescimento turístico, berço de riquezas históricas e culturais sergipana.
O presidente da CBDE, o sergipano Antônio Hora Filho mostrava-se satisfeito com a realização do passeio e a repercussão positiva do passeio e do Mundial Escolar.
- Um passeio inesquecível. Não poderia promover um evento desse porte em Sergipe, com a presença de mais de 170 visitantes e não trazê-los, para conhecer as belezas naturais dessa região de Xingó, que hoje e um destino turístico nacional e internacional. Assim disse o presidente da Antônio Hora, que destacou ainda a linda e paradisíaca Prainha Beira Rio e a hospitalidade do povo Canindeense.