Brasil tenta o bicampeonato da GAM nos Jogos Pan-Americanos

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
A Seleção Brasileira de Ginastica Artística Masculina (GAM), inicia hoje a caminhada em busca do bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos
A Seleção Brasileira de Ginastica Artística Masculina (GAM), inicia hoje a caminhada em busca do bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 11/07/2015 às 01:26:00

Neste sábado (11), a Ginástica Artística Masculina (GAM) conhecerá o campeão por equipe dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Os brasileiros, atuais campeões, estão na primeira subdivisão, que começa às 15h35 (horário de Brasília). As provas terão transmissão dos canais SporTV (15h20 às 17h20 no SporTV e das 21h às 23h no SporTV2).
Às vésperas de uma competição tão importante, os atletas acabam tendo que lidar com a ansiedade. Aos 21 anos, Lucas Bitencourt é o mais jovem da equipe e estreante em Jogos Pan-Americanos, e destacou que o coração já está batendo mais forte. "Eu estou um pouco ansioso, mas isso é normal, porque sempre fico antes de competir", brincou Lucas.
Lucas sabe da responsabilidade em representar o Brasil, ainda mais com a proximidade do Mundial da Escócia, em outubro, classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Para isso, todos estão muito focados em fazer bonito. "Será um evento bem forte, com grandes equipes, como Colômbia e Estados Unidos, mas estamos bem preparados", finalizou .
Após fazerem aclimatação nos Estados Unidos, os meninos seguiram para o Canadá, onde estão desde o último sábado (4) fazendo treinamentos diários. Na quarta-feira (8) passaram pelos treinos de pódio e ontem pela manhã, realizaram as atividades finais antes da estreia. Durante a preparação, tudo ocorreu exatamente como planejado pela comissão técnica. "Os meninos estão todos bem e agora é fazer o que foi preparado para essa competição", contou o coordenador das Seleções de Ginástica Artística Masculina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e chefe de equipe, Leonardo Finco.
Durante a classificatória deste sábado, os ginastas generalistas Caio Souza e Lucas Bitencourt se apresentam em todos os aparelhos. Arthur Nory Mariano fará as provas de solo, cavalo com alças, salto, paralelas e barra fixa. O campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti estará no solo, argolas e salto. Já Francisco Barretto Júnior, compete no cavalo com alças, argolas, paralelas e barra fixa.
No total, são 16 equipes, divididas em dois grupos. Os primeiros a se apresentarem serão Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Porto Rico, República Dominicana e Trinidad e Tobago. Na sequência, às 20h35, entram em cena os ginastas da Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. Além do título por equipe, serão definidos os classificados para as finais do Individual Geral, na segunda-feira (13), e por aparelhos, na terça-feira (14) e quarta-feira (15).
Na Ginástica Artística Feminina, as apresentações têm início no domingo (12), às 11h50. O Brasil está na terceira subdivisão, que começa às 20h05.