REDE DE ESGOTO

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Trabalho é realizado na sede e povoados
Trabalho é realizado na sede e povoados

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 15/07/2015 às 22:34:00

Com o objetivo de melhorar o sistema de esgotamento do município, a Prefeitura de Brejo Grande, através da Secretaria de Obras, fez e vem fazendo uma série de benefícios em vários pontos da cidade e dos povoados. A ação tem por objetivo melhorar a drenagem de ruas e vielas e dar mais qualidade de vida à população, através do saneamento básico, evitando assim a proliferação de doenças que podem ser adquiridas pela falta do sistema sanitário.

Os serviços correspondem à limpeza de forças e cisternas, construção de dutos de passagem e bueiros, e acontece desde 2012. "Estamos fazendo um trabalho que há muito tempo não é feito. Melhoramos consideravelmente nesses últimos dois anos o sistema de drenagem de várias ruas e construímos dutos de passagem em concreto armado, melhorando assim o escoamento do esgoto de moradias rurais com mais eficiência e estrutura", destaca a prefeita, Fernanda Machado.

Além dessa ação, a comunidade também está contanto com investimentos feitos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que visa à instalação de todo o sistema sanitário da cidade sede. Os trabalhos vêm sendo feitos com a parceria da Prefeitura e pretendem atender cerca de quatro mil pessoas que moram na zona urbana de Brejo Grande.

O projeto também tem o intuito de minimizar a poluição do Rio São Francisco, já que boa parte do esgoto da comunidade segue para as suas margens. "Na cidade estamos fazendo esse acompanhamento todo instruído pela Codevasf, já nas comunidades rurais estamos fazendo um trabalho exclusivo da Prefeitura com a limpeza de forças, bueiros e a construção de dutos de passagem para esgoto oriundo das casas", explica o secretário de Obras, José Carlos Ferreira.

As comunidades beneficiadas com o serviço de limpeza da Prefeitura são Brejão dos Negros, Saramém e Capitanga, além de casas na cidade sede. Já o sistema da Codevasf inclui, entre outros itens, a construção da rede coletora, estações elevatórias e estação de tratamento de esgoto. "Nossa intenção é atender a todos, por isso peço a colaboração das pessoas para que não coloquem lixos próximos a bueiros e permitam a entrada da equipe em suas casas para podermos fazer o serviço", deixa o recado José Carlos.

FARDAMENTOS
Mais uma entrega de fardamento foi realizada no município de Salgado. Desta vez, o prefeito Duilio Siqueira, junto com a secretária de assistência social, Polyana Ribeiro,  entregou fardamento para as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no povoado Canaã. Além dessa ação, o gestor e a primeira dama participaram de uma reunião para as famílias beneficiadas do projeto habitacional do município. A ação foi realizada no auditório da Secretaria. Durante o encontro, eles puderam tirar dúvidas e adquirir informações com as assistentes sociais que abordaram temas relacionados ao cotidiano.