Adi & Masafret publicam 'Etnografia da Viagem'

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
As experiências da dupla Adi & Masafret longe de casa
As experiências da dupla Adi & Masafret longe de casa

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 17/07/2015 às 00:38:00

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Alan Adi e Ivan Masa-fret não dormem no ponto. Depois de unirem forças na exposição mais interessante montada pelas bandas de cá nos últimos tempos, artista e curador retomaram o motivo do migrante nordestino no sul maravilha. E ainda publicam livro.

Com 'Etnografia da Viagem - O nordestino além do nordeste' artista e sociólogo/curador retomam o tema da mostra 'Proibido Cochilar', abrigada pela Sociedade Semear, ano passado. Depois de manipular os signos usualmente associados ao imaginário do migrante nordestino surpreendido na cidade grande, artista e curador caíram na estrada e experimentaram na carne as expectativas e asperezas de um território estranho. No caminho de volta, trouxeram na mala, além de uma publicação com os trabalhos inspirados pela experiência, as impressões de gente renomada no cenário das artes visuais brasileiras a respeito da viagem.

Besta é quem perde. O professor Agnaldo Farias, responsável pela inauguração do ciclo de palestras, por exemplo, é tido como um dos maiores nomes da arte no país, reconhecimento referendado pela 29ª Bienal de São Paulo e Pavilhão brasileiro da 54ª Bienal de Veneza, realizadas sob a sua curadoria. Não revelou a fórmula da Coca-Cola, mas divagou com pertinência e vasta fortuna crítica sobre a natureza errática da criação. E esteve aqui muito bem acompanhado.
Na terceira e derradeira etapa do projeto, a presença do curador Marcelo Campos, que falará um pouco mais sobre "Arte e Viagem", tema geral e norteador do projeto contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais - 11ª edição, além da prometida publicação com o relato visual das experiências da dupla Adi & Masafret longe de casa, com distribuição gratuita entre os presentes. A dica também é de graça.

Etnografia da Viagem - O nordestino além do nordeste:
Sábado, 17 horas, Sociedade Semear (Rua Vila Cristina, 148, São José)