NOSSOS ATLETAS DA MATEMÁTICA

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 26/07/2015 às 00:16:00

Sergipe tem conseguido medalhas nas Olimpíadas Nacionais da Matemática, realizadas anualmente pelo Instituto de Matemáticas Puras e Aplicadas.  
Marcos Gabriel dos Santos, hoje aluno do curso de Engenharia Mecânica da UFS , é um daqueles meninos filhos de famílias pobres que receberam a impulso essencial, fortalecendo a vocação inata para os números através do programa posto em prática pelo Departamento de Matemática da UFS coordenado pelo professor Valtemberg. Ele se dedica em tempo integral a descobrir talentos, e já encontrou muitos gênios.
Ano passado Marcos Gabriel concluía o segundo grau em Pinhão, na escola estadual Professor Eduardo Marques. Foi participar das Olimpíadas e lá ganhou uma Medalha de Prata, recebida este ano. Gabriel é, aliás, o único aluno da sua turma que chegou à Universidade. Filho de agricultores pobres, ele dá aulas para conseguir manter-se em Aracaju, e quer fazer doutorado em matemática. Tem 19 anos, sua medalha de prata foi a única ganha por alunos sergipanos. É preciso espalhar pelo interior os cursos especiais de ciências exatas.