O samba novo de Passapusso

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Malandro é um desses
Malandro é um desses

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 29/07/2015 às 00:45:00

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Aparentemente, o próximo rasante de Russo Passapusso na terrinha não passará de uma oportuna participação especial no show da cantora Anelis Assumpção. Vai ficar devendo. Uma pena. A moça é merecedora de todos os aplausos. O show do disco 'Amigos imaginários', consagrado com o Prêmio APCA do ano passado, passou o rodo no sul maravilha. O samba novo de Passapusso, entretanto, responde de maneira mais imediata à ansiedade realizadora dos nossos. Cá entre nós, amanhã pro mundo.
'Paraíso da miragem' (2014) não peca por falta de melanina. Mas se à frente do Bemba Trio e da Baiana System, entre outros projetos comandados pelo cantor ao longo dos últimos dez anos, Passapusso sempre se mostrou disposto a combinar as células rítmicas de matriz africana com um propósito acentuadamente festivo - rap, afrobeat e dub jamaicano, notadamente -, em seu primeiro trabalho solo o DNA da música made in Bahia serve a certa crônica de costumes e à confissão.

Agora, Passapusso canta um tipo urbano, todo trabalhado na baianidade nagô, balanço dos pés à cabeça, herdeiro consciente da tradição fecundada no próprio quintal. Samba, blues e rock com pegada de jovem guarda, na descrição dos releases da vida. Música de preto, com todo o apelo ancestral e malemolência a que tem direito, no português alto, claro e pretensamente rigoroso deste jornalista.
Dez anos ensaiando um falsete. O cara tinha de entrar em campo com o jogo ganho. 'Paraíso da Miragem' foi concebido a oito mãos com os festejados Curumim, Zé Nigro e Lucas Martins, e teve arranjos assinados por Marcelo Seco e Junix, além da participação especial de nomes como B Negão, Edgard Scandurra, Anelis Assumpção e Marcelo Jeneci. Tudo gente boa. Malandro é um desses.

Anelis Assumpção + Russo Passapusso:
Sexta-feira, 23 horas, na República (Rua Professor José Freitas de Andrade, 3851)