Perda de ICMS

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 30/07/2015 às 00:25:00

A crise financeira que se agrava no país e em Sergipe afetou em cheio o município de Canindé de São Francisco. Agora em julho, o município teve uma perda de pouco mais de R$ 2,5 milhões na arrecadação do imposto, que é incrementado pela Usina Hidrelétrica de Xingó.

"Foi o pior desempenho da arrecadação de ICMS até agora e que afeta em cheio o funcionamento da máquina pública municipal. Significa 30% a menos de receita no mês", calcula o prefeito Heleno Silva. De acordo com ele, a equipe de finanças da prefeitura já está estudando medidas para amenizar o impacto da queda brusca do ICMS.

"Vamos revisar todas as despesas, rever contratos e programas sociais. Enfim, fazer o que for possível para diminuir ao máximo as consequências negativas para a população desse novo quadro financeiro de Canindé", avisa o gestor. Os próximos dias, segundo Heleno Silva, serão de dificuldades e de tomadas de decisões duras. "É uma decisão delicada para qualquer gestor, mas não posso me eximir da responsabilidade de administrar um município numa situação delicada como essa", confessa o prefeito.

 LIMPEZA I
Com o objetivo de preservar a história e garantir um espaço mais agradável para que os cidadãos sancristovenses prestem suas homenagens aos seus entes queridos, a Prefeitura de São Cristóvão está realizando a revitalização dos vinte cemitérios existentes na 4º cidade mais antiga do Brasil. Segundo o coordenador de espaços públicos, Valmir Silveira, todos os cemitérios contarão com a presença diária de um administrador, residente na localidade onde o cemitério estiver instalado, para garantir a manutenção constante.

LIMPEZA II
Atualmente, 14 cemitérios permanecem ativos em São Cristóvão, mas os outros seis mais antigos e que deixaram de realizar sepultamentos, receberão uma atenção especial, pelo valor histórico que possuem. O primeiro a ser revitalizado foi o do Povoado Cardoso. "Este inclusive já está com o administrador trabalhando, pois ele é o responsável por manter a limpeza e organização do cemitério", explica Valmir. Seguem em andamento os trabalhos nos cemitérios do Caípe Velho, Alto do Bernardo, Alto de Itabaiana, Aningas, Tinharé, Colina e Umbaubá.

SAÚDE
A Prefeitura de Salgado, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última terça-feira (28) o exame de Tracoma em crianças e adolescentes. A ação, efetuada na Escola Municipal Durval Militão, é desenvolvida uma vez por ano, e tem como o objetivo avaliar os jovens para prevenir futuros problemas na visão. O exame foi feito por duas enfermeiras e uma coordenadora do Programa Municipal de Tracoma.