ACDA realiza o melhor Congresso da ABRACE

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O alagoano Márcio Canuto apresentou deu um show de palestra, primeiro dia do Congresso da ABRACE, em Maceió
O alagoano Márcio Canuto apresentou deu um show de palestra, primeiro dia do Congresso da ABRACE, em Maceió

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 28/08/2015 às 00:43:00

Cronistas esportivos de todo o Brasil estão reunidos em Maceió, no 41º. Congresso da ABRACE, aberto solenemente na noite da última quarta-feira. 26, com a presença do ministro do Esporte, George Hilton e a palestra do jornalista e apresentador, Juca Kfouri.
- Pela receptividade do povo alagoano, pela organização e logística do evento e especialmente pela qualidade dos palestrantes e os temas escolhidos, não tenho dúvida de que este será o melhor congresso da ABRACE, nos últimos 40 anos, disse o presidente da entidade, o jornalista e radialista Aderson Maia.   

Com um público numeroso, formado por cronistas esportivos, vindos de todo o país, além de estudantes de Comunicação e centenas de aficionados pelo esporte nacional, foi aberto oficialmente, o 41º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, no teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções de Maceió.
O evento contou com as presenças do ministro do Esporte, George Hilton, dos secretários de Estado da Comunicação, Ênio Lins e do Esporte e Juventude, Cláudia Petuba, representando o governador Renan Calheiros Filho, além dos presidentes Aderson Maia, da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos- ABRACE e José Jorge Lins, da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas - ACDA.

O jornalista, Juca Kfouri, abriu a programação científica com a palestra "O Futebol Brasileiro Pós Copa do Mundo", quando mostrou, de forma objetiva, a atual realidade do futebol brasileiro e a situação dos clubes. Destacou também a lição recebida pelos dirigentes do futebol nacional, após a fatídica participação da Seleção Brasileira na competição. "Não vou mostrar aqui uma imagem cor de rosa", disse Juca, referindo-se a má fase pela qual atravessa o nosso futebol.
O presidente da ABRACE, Aderson Maia, parabenizou a gestão do presidente da ACDA, Jorge Lins, destacando o trabalho realizado na organização do congresso, opinião também compartilhada pela secretária Cláudia Petuba.

O ministro do Esporte, George Hilton, falou a respeito dos projetos para a melhoria do esporte nacional e a preocupação em organizar uma olimpíada, que passe uma boa imagem do Brasil, dentro e fora do país. O ministro foi homenageado com a comenda Mauro Pinheiro e o jornalista Juca Kfouri recebeu a comenda Fiori Gigliotti, pelos bons serviços prestados ao esporte brasileiro.
Mais palestras - As palestras e conferências tiveram sequencia nesta quinta-feira 27, com o Jornalista Kleiber Beltrão falando sobre o tema "Comentando o Esporte - Desafio da improvisação". Os presidentes do ASA, o jovem Bruno Euclides e o vice-presidente do Esporte Arnaldo Barros, participaram da mesa redonda avaliando o "Futebol do Nordeste: Realidade e Perspectiva".

À tarde, um show de apresentação do repórter Márcio Canuto, discorrendo com muito humor e inteligência sobre "Buscando a Notícia - A Logística de um Repórter Esportivo". Teve ainda "Futebol e Narração",  com o radialista Edson Mauro e o jornalista Marcus Toledo falou sobre "O Foca no Esporte".
O evento prossegue nesta sexta-feira 28, com o painel "O Futuro do Futebol Brasileiro", com os dirigentes Felipe Feijó, presidente da Federação Alagoana de Futebol, João Feijó, Consultor de Futebol e Antônio Aquino, presidente da Federação de Futebol do Acre.
O jornalista Francisco José vai falar sobre "O Dia a Dia de um Cronista nas Olimpíadas" e o Ministro Aldo Rebele discorrerá sobre     "A Tecnologia e a Formação de Atletas Olímpicos". À tarde, oficinas com a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende e os jornalistas Arnaldo Ferreira e Paulo Victor.