Tomógrafo tridimensional amplia atendimento aos pacientes do Huse

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 31/07/2012 às 15:31:00

Alta tecnologia na assistência aos pacientes. É dessa forma que o novo Tomógrafo Siemens (64 canais) vem trabalhando para atender com qualidade e eficiência os pacientes internados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e que necessitam realizar um exame de tomografia.

Considerado um dos mais avançados sistemas de tomografia computadorizada que existe no mercado, o equipamento pode expandir os limites clínicos da aquisição de imagens de trauma, cardíacas, pulmonares e pediátricas, com reconstrução em 3D, melhorando a velocidade dos exames.

Resolução - O novo equipamento de 64 canais substituiu um dos aparelhos existentes anteriormente no hospital de dois canais. Além do ganho em velocidade da realização dos exames, há um aumento da resolução da qualidade das imagens adquiridas, possibilitando diagnósticos mais precisos, como informa o físico médico, Cássio Costa.

"Houve um ganho extraordinário na realização dos exames contrastados, já que agora temos à disposição uma bomba injetora (para o contraste) que possibilita a realização dos exames de angio (cerebral, aorta torácica e abdominal, vias urinárias, TEP e até exames do coração)", explicou.
Antes, 60 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) eram atendidos diariamente. Com o novo tomógrafo, instalado no espaço compreendido entre o Hospital Pediátrico da unidade de saúde e o pronto-socorro adulto, este número subiu para 100 atendimentos.

De acordo com o gerente de imagem, Erionaldo Andrade, houve um ganho em tempo real no atendimento. "Melhorou consideravelmente, principalmente o atendimento dos pacientes que dão entrada no pronto socorro, com mais agilidade e proximidade do PS. Isso faz com que possamos ter um ganho real em tempo para poder salvar a vida do paciente. Temos laudos em tempo real porque nós temos uma equipe de neuros 24 horas na sala de comando e isso facilita bastante", informou.