Seleções de GAM e GAF treinam na Europa

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
As seleções brasileiras de GAM e GAF embarcaram para o Mundial, na briga pela vaga nos Jogos Olímpicos de 2016
As seleções brasileiras de GAM e GAF embarcaram para o Mundial, na briga pela vaga nos Jogos Olímpicos de 2016

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 08/10/2015 às 01:24:00

As Seleções de Ginástica Artística Masculina (GAM) e Ginástica Artística Feminina (GAF) estão a menos de vinte dias, do início da corrida pela vaga olímpica. De 23 de outubro e 1º. de novembro, os atletas masculinos disputam o Campeonato Mundial de Glasgow, na Escócia, que classificará as oito melhores equipes, para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Antes disso, porém, os brasileiros farão aclimatação em Anadia, em Portugal, onde ficam até dia 17, para fase final de preparação para o Mundial.
Enquanto isso a Seleção de Ginástica Artística Feminina (GAF) embarcou para Dessau, na Alemanha, com boas expectativas na bagagem. A principal delas é ficar entre as oito melhores do Mundo e, assim, carimbar o passaporte direto para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Se ocupar da nona a 16ª colocação, terá a segunda chance no evento-teste, de 16 a 24 de abril.
O grupo de ginastas experientes, todos com participações em Mundiais, conta com Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypólito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva. Durante a forte preparação que fizeram no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), os atletas se mostraram muito unidos e não foi difícil notar o incentivo e a torcida que há entre eles.
Para tanto, a equipe terá que ficar entre os oito melhores na competição na Escócia. "Será uma briga de cachorro grande", observou. Dos concorrentes diretos do Brasil pela vaga, o técnico destaca a Alemanha, França, Suíça e Ucrânia, que estão com times fortes, mas lembra que o Brasil vem crescendo e se destacando cada vez mais.

Feminina - Na reta final de preparação na cidade-sede dos Jogos Olímpicos, a Seleção Feminina pôde contar com a presença ilustre de Nellie Kim, presidente do Comitê Técnico de Ginástica Artística Feminina da Federação Internacional de Ginástica (FIG). A soviética assistiu treinos, arbitrou e fez considerações importantes para a comissão técnica, ginastas e também para os árbitros que fizeram parte do controle.
Em busca da classificação estão Daniele Hypólito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorenna Rocha, Lorrane Oliveira e Thauany Araújo. As ginastas embarcaram para Dessau, na Alemanha, para um meeting com a equipe da casa e Suíça. No dia 11, elas seguem para Arques, na França, para as atividades finais.
Seleção Feminina: Daniele Hypólito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo. Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko. Coreógrafa: Valéria Lakerbai. Médico: Roberto Nahon. Fisioterapeuta: Júlio Mattos. Chefe de delegação: Georgette Vidor.
Seleção Masculina - Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypólito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva.