Quando a vida imita a arte

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Contracampo narrativo
Contracampo narrativo

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 22/10/2015 às 10:47:00

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Quando o cineasta Carlos Nader decidiu construir um projeto que envolvia uma série de entrevistas com caminhoneiros, há 20 anos, não imaginava que a partir dali seria concebida uma das mais importantes obras de sua carreira. A produção nacional "Homem Comum" (2014), que estreia hoje na programação do Cinema Vitória, retrata a vida do transportador de porcos Nilson de Paula, ao longo de quase 20 anos.
Casado com Jane e pai de Liciane, o caminhoneiro paranaense dispôs sua rotina profissional e familiar como enredo do documentário de Nader, que se tornou seu amigo durante a produção do longa. A relação entre personagem e diretor também gerou o curta "O Fim da Viagem", de 1996.
Há investimento numa espécie de contracampo narrativo, no profícuo diálogo com o filme 'A palavra' (1955), obra-prima do dinamarquês Carl T Dreyer dedicada aos valores da fé e da família. As mesmas composições visuais. As mesmas abordagens. Entre realidade e ficção, personagem e homem de carne e osso se assemelham e confundem. A vida imitando a arte.
Em 2014, "Homem Comum" foi vencedor do 19º Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade (It's All True)", como melhor documentário brasileiro de longa-metragem, de acordo com o júri oficial.
Além da obra brasileira, o Cinema Vitória exibe na telona o drama italiano "O Vinho Perfeito", de Ferdinando Vicentini; o chinês "A Menina dos Campos de Arroz", dirigido por Xiaoling Zhu; e o longa cubano "Numa Escola em Havana", com Ernesto Daranas na direção.

Dia Internacional da Animação - Na quarta-feira, 28, a partir das 19h30, o Cine Vitória também apresenta as mostras nacional e internacional do Dia Internacional da Animação. A exibição durará cerca de uma hora com uma sessão de curtas-metragens de desenhos animados do Brasil, França, Portugal, Índia, Polônia, Rússia, Hungria, Israel, Egito, Suécia, Canadá e EUA.