Campanha do Governo do Estado viraliza e atinge mais de 8 milhões de pessoas

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Secretário e especialistas em marketing digital exibem marcas da campanha
Secretário e especialistas em marketing digital exibem marcas da campanha

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 06/11/2015 às 01:24:00

Na linguagem digital, viral é tudo aquilo que se torna amplamente conhecido, é o conteúdo que repercute. Um exemplo disso, em Sergipe, é a campanha sobre violência contra a mulher do Governo do Estado, que viralizou e atingiu mais de 8 milhões de pessoas, apenas no Facebook. A publicação recebeu mais de 308 mil curtidas, comentários e compartilhamentos e já foi republicada até por Monica Iozzi, atriz e apresentadora da Rede Globo. O objetivo da ação é incentivar internautas a refletirem e discutirem o tema de interesse social, gerando, assim, uma rede de interações sobre o assunto.
E quando se trata de comunicação virtual, publicações, curtidas, comentários e compartilhamentos em redes sociais servem como termômetro para analisar quais os conteúdos são mais discutidos. O intuito das mídias digitais do governo é inserir informações de relevância para a população através de uma linguagem direta, leve e única.

Com mais de 80 mil curtidas no Facebook, e ultrapassando 10 mil seguidores no Twitter e 3 mil no Instagram [rede de compartilhamento de fotos e vídeos], as redes sociais oficiais do Governo do Estado configuram-se como porta-voz e ponto de difusão de temas de interesse social. O da violência contra a mulher, o de maior repercussão, é apenas um dos exemplos.
Idealizadora da campanha que alcançou mais de 8 milhões de usuários, a comunicadora e especialista em marketing digital Débora Andrade acredita que os órgãos e setores de comunicação têm o papel importante de pautar temas ligados à responsabilidade social. Ela também comenta que os meios digitais possibilitam cada vez mais a comunicação horizontal, na qual os cidadãos participam através de sugestão de conteúdos, comentários ou até participando da construção de publicações.

Para incentivar a participação dos internautas, uma das ações do Governo do Estado nas mídias digitais é a campanha #VivaSergipe. A ideia é estimular os usuários a divulgar fotos que representem o estado. De acordo com a coordenadora do núcleo digital do governo, Anne Karoline, sergipanos ou pessoas de outras localidades que apreciam Sergipe compartilham as imagens no Facebook e/ou Instagram com a hashtag [palavra ou expressão que, acompanhada do símbolo #, identifica e agrupa conteúdos] #VivaSergipe, e estas são republicadas nos perfis oficiais da administração pública estadual. "Essa iniciativa foi criada para reforçar a Sergipanidade e valorizar a beleza, cultura e o folclore do Estado. Até o momento, já foram mais de 900 fotos compartilhadas", acrescentou.