CBDE e COB iniciam ajustes para calendário único

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Dirigentes do COB e CBDE discutem em Foz do Iguaçu se reúnem A planificação do Esporte Escolar no Brasil
Dirigentes do COB e CBDE discutem em Foz do Iguaçu se reúnem A planificação do Esporte Escolar no Brasil

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 03/12/2015 às 02:05:00

A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), reuniu ao mesmo tempo em Foz do Iguaçu, dirigentes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os 27 presidentes de federações estaduais os gestores das etapas estaduais dos Jogos Escolares da Juventude, para definir um calendário único e padronização das competições escolares no Brasil.
- A presença do COB e da CBDE, é algo que lembraremos por muito tempo porque é o pontapé inicial, para alinharmos um calendário único, para proporcionarmos melhores condições dos atletas e das escolas. Jamais essas entidades se sentaram como hoje para uma reunião tão importante. "É algo histórico", disse o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho .
O evento contou com a presença de Edgard Rubner, gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que falou sobre a importância da realização e previsão orçamentária dos Jogos Escolares da Juventude.
Segundo o presidente da CBDE, a reunião de trabalho registrou situações em que algumas escolas ficam divididas por conta do calendário escolar e da pouca disponibilidade de datas, para participação em eventos esportivos.
Para ele, se conseguirmos alinhar e unificar o calendário, será possível otimizar o investimento do recurso público e chancelar as grandes competições. "A ideia é que elas sejam representativas no sentido de indicar os campeões para as competições internacionais", explicou Hora.
Sobre a parceria CBDE e COB, Antônio Hora destacou que é uma relação muito bem ajustada e disciplinada, porque a lei determina repasse financeiro e o planejamento conjunto. "A CBDE está muito confortável nessa relação, porque todos os acordos firmados entre as duas entidades foram honrados por ambas as partes".
Com relação ao entendimento do COB, de que todos os esforços devem estar concentrados para a realização das Olimpíadas-2016, a CBDE não criará empecilhos que desviem a atenção do comitê. "O objetivo principal do COB e o que todo o Brasil aguarda é que façamos as Olimpíadas inesquecíveis para o mundo assim como foi a Copa do Mundo da FIFA".