Sergipanos recebem a medalha Manuel José Gomes Tubino

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Os sergipanos Gilson Dória e Manoel Luiz receberam  na Câmara dos deputados, em Brasília A honraria \"Manoel Gomes Tubino\"
Os sergipanos Gilson Dória e Manoel Luiz receberam na Câmara dos deputados, em Brasília A honraria \"Manoel Gomes Tubino\"

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 11/12/2015 às 11:09:00

Dois ilustres desportistas sergipanos, os professores Gilson Dória Leite Filho, diretor de esportes da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte (Setesp) e Manoel Luiz Oliveira, presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), foram homenageados na Câmara dos Deputados, em Brasília pela Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano e CONFEF.
Eles receberam a Honraria Manoel Gomes Tubino, como destaques na área da Educação Física e do Esporte em 2015. Gilson Dória teve o seu nome indicado pelo Deputado Valadares Filho, enquanto o deputado Luis Mitidiere foi o patrono do professor Manoel Luiz.
 Os dois ilustres sergipanos tem os seus nomes marcados na Educação Física e principalmente no esporte amador do Estado de Sergipe, com serviços prestados na área esportiva. Gilson Dória como gestor do esporte já exerceu diversos cargos nas secretarias estaduais e municipais de esporte, Fundesp, tendo inclusive exercido o cargo de secretaria de Esporte até o final de 2015.
Falar de Manoel Luiz é lembrar o que era o handebol brasileiro há 15 anos e o que é hoje esse esporte, que tantas conquistas tem trazido para o Brasil, inclusive com a conquista de um titulo mundial e em vésperas de conquistar o bicampeonato mundial de handebol feminino.     
Participaram da solenidade além dos deputados sergipanos Valadares Filho e Fábio Mitidiere, o ministro das Comunicações, André Figueiredo. O ministro destacou a importância da atividade física no desenvolvimento social.
 - O esporte tem a capacidade de formação pessoal. Temos absoluta convicção que ele é um contraponto a tudo de mal que pode assolar nossa infância e juventude. Por isso, nada mais justo que reconhecer os profissionais de educação física que dedicam suas vidas a essa missão, afirmou o ministro.
A honraria carrega o nome do professor, pesquisador e conferencista Manoel Gomes Tubino, que dedicou mais de 40 anos à área da Educação Física no Brasil. Os trabalhos foram conduzidos pelo deputado Evandro Roman que é presidente da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano.