UM AMIGO À MODA ANTIGA

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 31/12/2015 às 16:24:00

Carlos Barreto Souza, Carlinhos Machado, como era mais conhecido, foi um cidadão que em vida plantou e cultivou amizades. Era solícito, solidário, desses que se lembram de telefonar sempre para saber como estava o amigo. À moda antiga, desconhecia as redes sociais, e assim suas amizades não eram virtuais, distantes, vagas, mutantes. Era amigo que comemorava sucessos e chegava perto na dor ou no insucesso, partilhando-os, às vezes, com o silêncio sincero da solidariedade, que não precisa de voz, mas se materializa no gesto.
Carlinhos tinha uma devoção especial: cultivar a memória do pai, o notável pediatra e humanista José Machado de Souza, o Dr. Machado. Acompanhou os últimos e sofridos anos dele, e da mãe, a altiva e forte Dona Anita.
Carlinhos nos últimos meses não telefonava aos amigos, isolou-se, doente, e poucos sabiam. Ao seu lado a irmã Rosa, a filha, os netos. Depois, chegou a irmã Laura, e logo comunicava aos amigos, ainda inscientes, que silenciosamente, e sem abandonar o cigarro, ele se fora.
Faria 76 anos neste janeiro.