HELENO E A BOA BATALHA DE CANINDÉ

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 05/08/2012 às 13:20:00

O deputado federal Heleno Silva , de tanto conviver no sertão, de tanto defender o sertão,  terminou sendo praticamente convocado pelo povo de Canindé para enfrentar uma batalha que se desenhava dura.   Município com população  muito  pobre,  é sempre cenário perfeito para os favores devidos, e também indevidos, que fazem encabrestar o voto do povo rebanho. 

Mas Heleno, carismático, orador que encanta a multidão, tem serviços prestados, tem nome construído na militância política, no programa de rádio que mantem sem interrupções há doze anos na Xingó- FM .   

E soube multiplicar apoios, juntou,  com ele,  desde o PT ao DEM, recebeu a força do MST e do deputado João Daniel, a solidariedade do Frei Enoque. Fez  da ex-prefeita Rosa Maria Feitosa,  agora no PSB do senador Valadares,  a  sua vice,  assim, unificou a oposição, e também desfalcou  o grupo do Prefeito Orlandinho,   atraindo  muitos que antes votaram nele.   

Orlandinho, que não é mais candidato,  deu uma valiosa contribuição para pacificar Canindé, mas  apresentou um candidato   escolhido pelo seu irmão  suplente de senador,  que o tirou do bolso sem  consulta às bases. 

O candidato,  carente de experiência política e administrativa, seria uma espécie de pau-mandado, isso num município que tem vistosa arrecadação, mas precisa melhorar os índices ainda muito baixos de desenvolvimento humano. O descontentamento foi enorme.  Nas passeatas e comícios de Heleno surge a espontaneidade numerosa do povo,  que,   coisa inédita,  é chamado a falar também, desfilando suas queixas, suas reclamações, suas ideias,  nos mesmos microfones onde falam os políticos.

Nessa sexta-feira à noite, desafiando a poderosa máquina  da Prefeitura, Heleno reuniu em Canindé    três vezes mais gente do que havia  no comício realizado simultaneamente em outro local, e  que tinha a presença  compulsória dos funcionários da Prefeitura , das centenas de  ocupantes de cargos comissionados.