Boquim completou ontem 146 anos de emancipação política

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 22/03/2016 às 14:21:00

Nascido vila de Lagoa Vermelha, migrado para a denominação de povoação de Boquinha da Mata e, finalmente, de Boquim, este município do sul sergipano teve nesta segunda-feira, 21 de março, a sua data máxima, quando comemorou os seus 146 de emancipação política.
Atualmente com uma população de cerca de 30 mil habitantes, uma média de 20 povoados e ocupando 214,5 quilômetros quadrados no território do Estado, Boquim tem origem territorial na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Lagarto. Ele nasceu às margens do rio Piauí, de onde foi migrado para uma parte mais alta, em prevenção às enchentes. A cidade fica a 82 quilômetros de Aracaju.
Desde os seus primórdios, a economia boquinense é calcada no agronegócio - tendo desenvolvido, paralelo à criação de gado, a cana de açúcar, o cultivo do algodão e do fumo e, desde a segunda metade do século passado, experimentou com força a citricultura, notadamente a produção de laranja, que a colocou como um município polo no Estado e no Brasil.
"Apesar de algumas breves modificações nessa cultura, a laranja ainda é a nossa principal atividade econômica. Temos outras atividades importantes no município, como indústrias, bons estabelecimentos comerciais e de serviços. Agora mesmo estamos discutindo com um grupo de São Paulo a instalação de uma empresa na área de sucos de laranja", diz prefeito Jean Carlos Nascimento, PSD. A cidade já abriga uma indústria nesta área, a Sumo.
A propósito do 21 de março, que remete ao ano 1870, quando a Vila Lagoa Vermelha deixa de existir oficialmente para ceder ao nome Boquim, a cidade tem uma vasta programação que vem desde o dia 8 deste mês, com mostras e palestras sobre a data e a atividade citrícola na cidade e na região e com inaugurações.
Nesses dias foram dadas por inauguradas diversas obras de reformas e outras novas, como o Creas Maria Lima Silveira (Dona Mariá), a Casa da Juventude, a pavimentação da Rua Eujácio Andrade Silva, no Loteamento Morada Nova, e a assinatura da ordem e serviço para a construção da Creche Anita Maria Maia Franca.
No sábado, 19, houve um show em área aberta com o cantor gospel Irmão Lázaro e neste domingo foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora Santana uma missa em ação de graça pelos 146 anos, com bolo comemorativo e exposição de fotos do projeto "Laranja, a verdadeira fruta do paraíso". Nesta segunda-feira é feriado municipal.
"O município de Boquim tem conseguido, com a sabedoria dos seus filhos empreendedores e trabalhadores, enfrentar e vencer as dificuldades na economia, com novos focos, seja em variações da atividade rural, seja no negócio urbano, como a indústria, o comércio e o serviço", diz o vice-prefeito Cloves Trindade, PSB.