Sangue no olho

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 07/04/2016 às 09:39:00

O pré-candidato a vereador de Aracaju, professor Anderson Gois (PRB), está rindo à toa pela parceria que fez com o deputado estadual Jairo de Glória (PRB). Ontem o deputado consolidou apoio ao projeto de pré-candidatura de Anderson, que é suplente de vereador.
Anderson, que se desincompatibilizou da diretoria do Sergiptec, intensificou suas visitas aos bairros em busca de novos apoios a sua pré-candidatura. 

Sangue no olho

Desde que deixou a Secretaria de Estado da Saúde no final do mês passado para trabalhar na consolidação do seu nome como pré-candidato a prefeito de Aracaju, que Zezinho Sobral (PMDB) não para. Acorda logo cedo para as visitas nos bairros e conversas com lideranças políticas, sem hora para encerrar a jornada.
Zezinho também vem dando palestras, entrevistas e se reunindo com a juventude. Anda sempre muito bem humorado e confiante de que em maio, quando o governador Jackson Barreto (PMDB) irá decidir o seu candidato a prefeito, ele apareça bem nas pesquisas de intenções de votos.
O pré-candidato do PMDB está tendo todo o apoio do governador na viabilidade do seu nome. JB, com sua experiência política e com grande popularidade na periferia da cidade, tem mostrado os caminhos das pedras para o seu pupilo.
Sem falar que Zezinho absorveu a disposição de Jackson Barreto em uma campanha eleitoral de passar o dia e a noite em atividade, só dormindo poucas horas por dia. Quem o ver diariamente tem dito que o pré-candidato peemedebista está com "muita garra, sangue no olho e feliz".   
Em conversa com a coluna, um aliado do governador de outra legenda disse que está "impressionado" com a disposição e garra de Zezinho Sobral. Disse acreditar que dificilmente ele não será candidato a prefeito pela forma como vem atuando desde que se desincompatibilizou da Saúde.
Declara que ele terá como um forte aliado não só o governador Jackson Barreto, mas o "exército da saúde". Na sua concepção, Zezinho fez um bom trabalho junto aos servidores da saúde com a sua humildade e marcou um gol de placa ao ter conseguido convencer JB a nomear em seu lugar a enfermeira Conceição Mendonça.
Ressalta que Conceição é querida de todos os servidores, até pela sua liderança à frente do Samu, e conseguiu unir todas as entidades representantes da classe médica e da enfermagem em torno do seu nome para a Secretaria da Saúde. Isso foi visto na sua prestigiada posse.
Ainda segundo o aliado do governador, apesar de Zezinho estar hoje bem atrás nas pesquisas de intenções de votos com relação aos outros dois aliados do governador que são pré-candidatos - Valadares Filho (PSB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB) - nesse momento ele leva uma grande vantagem por estar nas ruas 24 horas, enquanto Valadares Filho "está em Brasília e Edvaldo ficando muito tempo no Saco {praia}".
Trocando em miúdos, hoje já não se pode dizer que Zezinho é carta fora do baralho como se acreditava até antes dele deixar a saúde. Ele, inclusive, é o único pré-candidato a prefeito de Aracaju que já tem vice: a ex-primeira dama Eliane Aquino (PT).

Vox Populi
Saiu do forno uma nova pesquisa de intenção de votos para prefeito de Aracaju que deixou o pré-candidato Valadares Filho (PSB) rindo à toa.

Sem gestor 1
Com a desincompatibilização de pré-candidatos a prefeito e vereador de Aracaju na semana passada, alguns cargos estão vagos no primeiro e segundo escalão do governo.  No primeiro escalão está sem gestor a Secretaria de Cultura, com a saída de Elber Batalha para disputar mandato de vereador.

Sem gestor 2
No segundo escalão encontra-se sem gestor a Agência Reguladora de Serviços Públicos, com a desincompatibilização do presidente Edvaldo Nogueira (PCdoB) para disputar a Prefeitura de Aracaju e a diretoria de tecnologia do Sergipetec, com o afastamento do professor Anderson Gois (PRB) para concorrer a uma cadeira na Câmara Municipal.
Na Cultura
Para a Secretaria de Estado da Cultura foi nomeado interinamente para o lugar de Elber Batalha, o cantor e compositor Irineu Fontes.

Operação
 Indenizar-se 1
Seis vereadores compareceram ontem à tarde ao Departamento de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) para prestarem depoimento sobre o escândalo das verbas indenizatórias da Câmara Municipal, mediante suposta irregularidades na aplicação de R$ 7 milhões de 2013 a 2016. Mas somente o vereador Ivaldo José (PRTB) deu as devidas explicações à delegada Daniele Garcia e ao promotor de Justiça, Jarbas Adelino. Esclareceu que não tinha contrato de locação de veículos, somente serviço de assistência jurídica com o ex-vereador e advogado Alcivan Menezes.    

Operação
Indenizar-se 2
Os vereadores Augusto do Japãozinho (PRTB) e Valdir dos Santos (PTdoB), com depoimentos marcados para ontem, se utilizaram da prerrogativa constitucional de permanecerem em silêncio e somente falarem em juízo por recomendação dos seus advogados. Assim como os parlamentares Daniela Fortes (PEN), Adelson Barreto Filho (PR) e Renilson Félix (DEM), que se anteciparam as oitivas marcadas para hoje e  pediram para serem ouvidos ontem.  

Operação
Indenizar-se 3
Nas oitivas de hoje, apenas o vereador Dr. Gonzaga (PMDB) prestará depoimento. Com isso, 14 dos 15 vereadores acusados de cometerem irregularidades na aplicação das verbas indenizatórias terão comparecido ao Deotap.

De volta
Em nova votação realizada ontem o juiz de Direito Diógenes Barreto foi reconduzido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), na vaga aberta após aposentadoria da desembargadora Marilza Maynard. A nova eleição foi realizada por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que pela primeira vez anulou a votação que escolheu a lista tríplice pelo critério de merecimento do pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe composta pelos juízes Marcel de Castro Britto, Ana Lúcia Freire dos Anjos e o próprio Diógenes.

A causa
Após a escolha do novo desembargador, em maio do ano passado, o juíz Gilson Félix recorreu ao Conselho. O juiz Gilson Félix, que não estava na lista, ajuizou ação junto ao CNJ sob a justificativa de que o mesmo teria mais méritos - pontuações - para compor a lista tríplice do que Marcel.

Posse
A nova posse de Diógenes Barreto será na próxima segunda-feira, às 11h, no Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça, no Palácio Tobias Barreto de Menezes.

Ainda rende 1
Chegaram à Câmara Municipal de Aracaju os desentendimentos políticos entre o presidente estadual do PSB, deputado federal Valadares Filho, e o presidente estadual do PT, ex-deputado federal Rogério Carvalho, sobre as declarações de Valadares Filho dizendo ser muito difícil ter a ex-primeira dama Eliane Aquino (PT) como vice por conta da conjuntura nacional em que o PSB é oposição ao PT.

Ainda rende 2
Anteontem o líder do PSB na Câmara, vereador Bertulino Menezes, criticou os "ataques" de Rogério Carvalho a Valadares Filho. Ontem foi a vez do vereador Lucas Aribé sair em defesa do deputado e presidente do seu partido, assim como do vereador Emmanuel Nascimento sair em defesa do PT e contra o veto do nome de Eliane Aquino.

Impeachment 1
Como já era esperado, o relator da comissão especial do impeachment na Câmara, Jovair Arantes (PTB-GO), foi favorável ao afastamento de Dilma Rousseff da presidência da República. O relator apresentou aos membros do comitê, na tarde de ontem, seu parecer a favor da abertura do processo de impedimento da presidente. Ele aceitou a denúncia e abriu duas brechas para ampliar ainda mais o processo. Uma é a possibilidade do Senado incluir novas provas. A segunda é que sejam também discutidas as pedaladas fiscais do mandato anterior de Dilma.

Impeachment 2
Na Câmara dos Deputados, dos oito federais de Sergipe pelo menos dois devem votar contra o impeachment da presidente Dilma: João Daniel (PT) e Jony Marcos (PRB). A tendência dos demais é votarem favoráveis a saída de Dilma do Palácio do Planalto.

Impeachment 3
Recentemente o governador Jackson Barreto (PMDB) declarou à coluna que não vai interferir junto a bancada federal de Sergipe para votar contra o impeachment. Disse que cada um deve votar de acordo com as suas convicções.

Eleições gerais
O presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu ontem a ideia de consultar a população sobre a antecipação da escolha de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. "Eu acho que qualquer cenário não pode ser descartado, tem que ser levado em consideração. Existem correntes também que defendem fazer um plebiscito. A ideia de ouvir a sociedade nunca será uma ideia ruim", afirmou Renan.

Veja essa...
Ontem, durante votação na Assembleia Legislativa de projeto de lei do Poder Executivo estabelecendo reformulação do Ipesaúde, o que se viu foi o ex-líder da oposição Venâncio Fonseca (PP) integrando a bancada governista e a deputada estadual Ana Lúcia (PT) compondo a oposição. Isso porque, na tribuna da Casa, Venâncio defendeu a aprovação do projeto e Ana Lúcia deixou o plenário para evitar quorum para aprovação do projeto, junto com os deputados de oposição Antônio dos Santos (PSC), Georgeo Passos (PTC) e Maria Mendonça (PP).

Curtas

Com apenas 11 deputados em plenário, o projeto de lei de reformulação do Ipesaúde deixou de ser votado ontem em regime de urgência por falta de quorum. Era preciso quorum de 13 deputados.

O projeto inclui que comissionados possam ser beneficiários do Ipesaúde e que os quatro dependentes do titular paguem contribuição mensal de R$ 26,00, visando cobrir o déficit do plano de saúde do servidor público estadual.  

Ontem, na visita que fez às obras de um novo shopping que está sendo construído no Bairro Industrial, o prefeito João Alves Filho (DEM) falou sobre o seu afastamento da prefeitura por 15 dias, a partir da próxima segunda-feira.

Negou que esteja doente. Disse que o ser humano precisa de repouso e lembrou que nesses 3 anos e três meses não teve férias um dia sequer. "Vou descansar para voltar a trabalhar mais disposto", disse.

Prosseguem até a próxima quinta-feira, 14, as inscrições para a 3ª Corrida Viver Bem, que acontecerá no dia 17 de abril, com largada e chegada no estacionamento do Shopping Jardins. As inscrições são para as provas de 5 km e 10 km e ao final será servido um café da manhã