Brasil recebe a Chama Olímpica na Grécia

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Spyros Capralos, presidente do Comitê Helênico, entregou a Tocha Olímpica ao brasileiro Arthur Nuzman
Spyros Capralos, presidente do Comitê Helênico, entregou a Tocha Olímpica ao brasileiro Arthur Nuzman

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 28/04/2016 às 00:24:00

Antes de chegar a Brasília, no dia 3 de maio, a chama Olímpica faz uma rápida passagem pela Suíça, país-sede das Nações Unidas e do Comitê Olímpico Internacional
A 100 dias dos Jogos Rio 2016, a chama Olímpica está a caminho do Brasil. Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 27, no Estádio do Panatenaico, em Atenas, ela chegou, finalmente, às mãos de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. Spyros Capralos, presidente do Comitê Helênico, entregou a Tocha Olímpica ao brasileiro. Em seguida, a chama Olímpica foi armazenada na lanterna de segurança que seguirá para o Brasil.  Após a cerimônia, o estádio ganhou as cores verde e amarelo. A homenagem marca o início da temporada Olímpica sob a responsabilidade do Brasil.

"O Brasil está aguardando a chama Olímpica com alegria e paixão. Estaremos aí em breve. Quando chegarmos, vamos entregar a promessa de levar a experiência Olímpica a todos os cantos do país, que é bonito por natureza. Todas as capitais dos estados, mais de 300 cidades e 12 mil condutores unidos para transformar nossa nação e construir o futuro que sonhamos", disse Carlos Arthur Nuzman.
Antes de chegar a Brasília, a chama Olímpica faz uma rápida passagem pela Suíça, país-sede das Nações Unidas e do Comitê Olímpico Internacional.

O Estádio do Panatenaico, sede dos Jogos Olímpicos de 1896 e também de 2004, foi o palco da cerimônia de "handover" (ou passagem da chama), onde estavam presentes o presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e do presidente do Comitê Helênico, Spyros Capralos.
O protocolo começou com a entrada das bandeiras do Brasil e da Grécia. Um grupo de brasileiros, vestidos de verde-amarelo com bandeiras e adereços, chamava a atenção entre o público nas arquibancadas. Na sequência, o HOA Children´s Choir emocionou os presentes ao entoar os hinos dos dois países.
A Tocha Olímpica entrou no Panatenaico nas mãos da alta sacerdotisa, a atriz Katerina Lehou.
O público que esteve no estádio Panatenaico assistiu também uma apresentação surpresa preparada pelo Comitê Rio 2016. Sob o comando de Carla Camurati, diretora do Programa de Cultura, o artista Geraldo Junior e as bandas Barracão da Poti e Caramuela fizeram juntos uma apresentação.