Jackson entrega escolas estaduais em São Cristóvão, Rosário, Itabi e Poço Redondo

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O governador Jackson Barreto com alunos durante  inauguração de escola em São Cristóvão
O governador Jackson Barreto com alunos durante inauguração de escola em São Cristóvão

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 30/04/2016 às 09:41:00

A reforma e ampliação da Escola Estadual Professor Manoel dos Passos de Oliveira Teles se insere no planejamento estratégico do Governo do Estado de reformar todas as 354 escolas da rede estadual até 2018, dotando-as de um padrão de qualidade, proporcionando melhoria ao processo de ensino e aprendizagem das escolas públicas estaduais, melhorando assim os índices educacionais sergipanos
O governador do Estado, Jackson Barreto, dedicou a sexta-feira, 29, a realizar ações voltadas para a educação. Esteve nos municípios de São Cristóvão e Rosário do Catete, inaugurando obras, e seguiu para a cidade de Itabi onde visitou a escola premiada nacionalmente Professora Maria das Graças Menezes para uma homenagem do governo e também anunciar obras.
Logo no início da manhã, o governador inaugurou a obra de reforma e ampliação da Escola Estadual Professor Manoel dos Passos de Oliveira Teles, localizada no centro histórico de São Cristóvão e que recebeu um investimento de R$ 407.712,84.
Um diferencial da unidade é a sua qualidade de ensino, alcançando a média 4,9 no Índice de Desenvolvimento da Escola Básica (Ideb), o que a coloca entre as melhores unidades de ensino públicas e particulares de Sergipe. O governador Jackson Barreto salientou este fato dizendo que ela serve de modelo para que as demais escolas estaduais alcancem a mesma condição.
"Esta escola serve de exemplo para aquilo pelo que tanto lutamos, que é a melhoria da qualidade do ensino do nosso Estado. O Governo está fazendo o esforço para reformar as escolas e é preciso que os diretores das outras escolas façam como a diretora e os coordenadores da Escola Manoel dos Passos está fazendo. Fico muito feliz com esta escola e empolgado em dizer que ela serve de referência para todo o estado", disse.

Escola premiada - Em 2015, o Colégio Estadual Professora Maria das Graças Menezes Moura, da cidade de Itabi, venceu o Prêmio Nacional em Gestão Escolar pelo MEC/CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e o governador Jackson Barreto, no início da tarde desta sexta-feira, visitou a escola com o objetivo de prestar uma homenagem aos seus componentes.
Juntamente com a diretora da unidade, Maria das Graças, o prefeito municipal, Rubens, e demais autoridades presentes ele descerrou uma placa que destaca "o brilhante trabalho realizado em prol da educação". Na sequência, conheceu as dependências da unidade e pode assistir uma breve apresentação da Orquestra de violinos composta por estudantes da escola. Para o governador ter uma escola do sertão sergipano premiada nacionalmente é o reconhecimento às suas idéias inovadoras e mostra que para vencer os desafios é preciso investir na educação.
"Gracinha foi minha contemporânea dos meus tempos de faculdade. Ter esta escola significa um orgulho muito grande, aqui nós encontramos a capacidade criadora e inovadora da gente sergipana, por meio da competência de nossos professores e o reconhecimento aqui ao trabalho da diretora, seus coordenadores e secretários de toda a estrutura administrativa. Eu fico orgulhoso porque eu conheci Gracinha como uma militante de esquerda, uma mulher a frente do seu tempo, antenada, foi uma lutadora e guerreira conosco no combate à ditadura militar. E quem está de parabéns é o município de Itabi, o Estado de Sergipe, os alunos da escola por esta homenagem que orgulha a todos", declarou Jackson Barreto.
A Escola recebeu o prêmio de Referência Brasil pelos projetos exitosos e pela Gestão Compartilhada, que insere professores, funcionários, pais, alunos e toda a comunidade na elaboração de ações em prol da qualidade de ensino. Foi a primeira vez que uma escola sergipana chegou à final do Prêmio Gestão. Com a conquista, o Colégio passou a ser referência em todo o país no que se refere à qualidade do ensino, melhoria nos resultados do Ideb, participação da comunidade escolar nos diversos projetos e iniciativas inovadoras que vêm transformando a vida dos alunos.

Poço Redondo - No alto sertão, Jackson Barreto entregou a reforma e ampliação do Colégio Estadual Justiniano de Melo e Silva, em Poço Redondo. A escola recebeu o investimento de R$ 434.162,24.
Foram realizados os serviços de pavimentação com piso em concreto desempolado, banheiros e cozinha receberam piso cerâmico, pintura externa e interna, revisão da cobertura com telhas em cerâmica, recuperação do concreto armado dos pilares e vigas, substituição de calhas e rufos em concreto e das peças em madeira danificadas.