Jackson participa da inauguração da nova sede do TCU em Sergipe

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Aspecto do descerramento da placa de  inauguração da nova sede do TCU
Aspecto do descerramento da placa de inauguração da nova sede do TCU

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 13/05/2016 às 00:58:00

O governador Jackson Barreto participou da inauguração da nova sede da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) em Sergipe, nesta terça-feira, 12. A solenidade teve a participação do presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, dos ministros-substitutos Marcos Bemquerer e Weder de Oliveira, do procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Marinus Marsico, do presidente do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE), conselheiro Clóvis Barbosa e do secretário de Controle Externo do TCU em Sergipe, auditor Clemente Gomes de Sousa.
A Secretaria de Controle Externo do TCU é a única representação do Estado em Sergipe e funcionava, há quase vinte anos, no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, no bairro Capucho. A função da Secretaria de Controle Externo é acompanhar, fiscalizar e controlar a aplicação dos recursos federais no âmbito estadual.
"Um melhor ambiente de trabalho proporciona ao servidor melhores condições para desenvolver seu papel. Com essa inauguração, o TCU observa a importância do funcionamento das suas secretarias em nível de estado, promovendo melhorias nas condições de trabalho dos seus servidores que são altamente qualificados", disse Jackson Barreto.
O ministro Aroldo Cedraz informou que a nova sede em Sergipe condiz com o esforço que o TCU vem fazendo no desejo de demonstrar que a Casa quer um Tribunal uno, que entenda a importância dos estados e municípios do Brasil. "O Tribunal de Contas da União tem o dever constitucional de zelar pela aplicação rigorosa dos recursos federais, quer estejam eles na União, nos estados ou nos municípios. Então, aqui, nos estamos dando um passo importante na expansão e na qualidade do serviços prestados pelo Tribunal de Contas à sociedade brasileira, não só trazendo condições de um melhor trabalho aos nosso servidores, mas acima de tudo, estamos nos voltando a oferecer essa mesma perspectiva para os nossos jurisdicionados, para sociedade brasileira".
De acordo com Cedraz, essa é uma forma de estreitamento das relações, do ponto de vista físico, do TCU com a sociedade. "Temos ainda um compromisso muito maior que é de contribuir para que o Brasil possa avançar do ponto de vista tecnológico para que a nossa economia possa ter moto próprio e acima de tudo para que avancemos em relação a um Estado menos burocratizado, mais eficiente e com políticas públicas que possam de fato atender as demandas da sociedade brasileira, este é o nosso compromisso com a sociedade brasileira", afirmou.
Para o presidente do TCE, a nova sede do TCU contribuirá ainda para facilitar a relação da secretaria com os gestores municipais e estaduais. "Esse novo espaço oferece um melhor ambiente de trabalho para os servidores e também para os gestores que virão aqui a procura de informações. Vai melhorar sensivelmente esse trabalho do Tribunal na sua relação com os gestores", explicou Clóvis Barbosa.
Na solenidade, o governador foi agraciado, em nome do Governo do Estado, com uma medalha comemorativa aos 125 anos de existência do TCU. Também receberam a homenagem, o TCE-SE, a Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese) e a prefeitura de Aracaju.
A nova sede da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Sergipe está localizado no 7º andar do Edifício JFC Trade Center, no bairro Jardins.