Teste dos sistemas eleitorais

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 11/08/2012 às 22:54:00

Com o intuito de assegurar o sucesso das Eleições 2012, a Justiça Eleitoral deu início neste mês de agosto à realização de simulados para testar os sistemas eleitorais que serão utilizados no pleito municipal de outubro. Os simulados abrangem, entre outros aspectos, a votação com identificação biométrica e os programas de apuração, totalização e divulgação dos resultados da eleição.

Os testes podem ser realizados em todos os Estados da federação, atendendo à sugestão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Neste sábado, 11, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos 24 Estados onde acontecerá votação com identificação pelas impressões digitais realizarão simulados para testar o funcionamento da tecnologia. A biometria tem como principal objetivo garantir ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

O TSE sugeriu a cada um dos 24 TREs algumas localidades para a realização dos simulados neste sábado - em Sergipe, onde as eleições serão 100% biométricas, os testes serão realizados em todos os municípios.
Até o momento, apenas os Estados do Amazonas e de Roraima e o Distrito Federal ainda não começaram a realizar o recadastramento biométrico dos seus eleitores.

Desde esta terça-feira, 7, e até este sábado, 11, por determinação do TSE, diversos TREs estão realizando, em suas sedes, simulados para testar os sistemas de votação, sem uso da biometria, apuração e totalização dos votos.

Na próxima semana, de 13 a 17 de agosto, o TSE realizará em sua sede, em Brasília-DF, um simulado para avaliar o funcionamento dos programas de votação, apuração e totalização dos votos e divulgação dos resultados. Os representantes das cortes eleitorais virão à capital federal para participar dos testes.(Com o TSE)

Pesquisa
Neste domingo o JORNAL DO DIA publica pesquisa realizada em Aracaju pela Empresa de Pesquisas Técnicas Ltda. (Exatta) durante a semana. Com mais de dez anos no mercado, a Exatta adquiriu vasta experiência na elaboração de pesquisas em geral.  Pesquisas de opinião, de mídia, censitárias, etc., tendo se destacado na realização de pesquisas eleitorais em todo o nordeste.

Confiança
Filiada a ABEP, a empresa figura como a maior empresa de pesquisas do Norte e Nordeste, ocupando ainda a décima oitava posição no país, ao lado de gigantes do setor, a exemplo do Ibope e de muitas outras multinacionais. Com mais de 4.000 pesquisas realizadas, a Exatta conquistou a confiança e credibilidade de seus clientes, pela qualidade de seus serviços.

Reunião
Na próxima terça-feira estarão em Aracaju os presidentes das Associações de Procuradores de Estado visando discutir questões relevantes da categoria, como soluções para demandas remuneratórias e reforma do estatuto da Associação Nacional dos Procuradores de Estado. Também na pauta, a polêmica entre os procuradores e o governo Marcelo Déda diante das discussões por conta das ações de improbidade administrativa movida pela Procuradoria Geral do Estado de Sergipe contra o secretário Benedito Figueiredo (Justiça) e o ex-secretário José Fernandes Lima (Educação).

Na Assembleia
Na quarta-feira, 15, os presidentes das Associações de Procuradores de Estado serão recebidos pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães (PSC), em seu gabinete. Em seguida, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores, Marcello Terto, discursará no Plenário da Casa sobre a autonomia, funcionalidade e questões remuneratórias dos Procuradores de Estado no Brasil e em Sergipe. Politizaram mesmo o impasse entre procuradores e o Estado.
Magistério 1
O governador Marcelo Déda (PT) agendou para a próxima segunda-feira, às 16h, reunião com a comissão de deputados estaduais para discutir a reivindicação dos professores por um reajuste salarial de 22,22% para todos os níveis, uma vez que o governo só pagou esse percentual aos professores de nível médio para que equiparassem seus salários ao piso nacional da categoria. A reunião da comissão, formada por 12 parlamentares, foi solicitada pela presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães (PSC).

Magistério 2
No final do primeiro semestre legislativo os deputados estaduais aprovaram um reajuste linear de 5,02% para os servidores públicos do Estado e a pedido dos professores não votaram o percentual de reajuste de 6,5% para a categoria, proposto pelo governo Marcelo Déda. Eles pediram mais tempo para continuar pressionando o governo pelos 22,22%. Assim foi feito. A reunião na segunda atende a essa reivindicação do Sintese.
Recuo 1
Depois da repercussão negativa ao Projeto de Lei nº 58/2012, que determina a adequação do serviço dos flanelinhas em Aracaju, o autor do PL, vereador Valdir Santos (PTdoB), solicitou o seu arquivamento temendo prejuízo eleitoral com o levantamento de que eles ficariam "desempregados". O projeto foi aprovado pelo Plenário da Câmara Municipal na sessão da última quarta-feira.

Recuo 2
Quem também pediu arquivamento de um projeto de lei de sua autoria, já aprovado pela Câmara em redação final em agosto de 2011, foi o vereador Emanuel Nascimento (PT), presidente da Casa. O projeto determinava a numeração de cadeiras de casas de espetáculos e salas de cinema, mas encontrou resistência por parte dos proprietários desses estabelecimentos.

Antecipando 2014
O PPS inicia um movimento junto à população sergipana objetivando a eleição do ex-secretário Nilson Lima (Fazenda) para Governar o Estado em 2014. Segundo o secretário-geral do partido, Marcos Aurélio, isso ocorre porque as opções que estão sendo colocadas para os sergipanos defendem apenas os interesses partidários e de grupos políticos.

Justificativa
 "A maioria dos políticos, que constitui os partidos, visa apenas e tão somente os seus interesses pessoais e dos seus agrupamentos para a ocupação de cargos. Alguns chegam a deixar claro que o interesse é apenas tomar conta do cofre financeiro do Estado para utilizarem o dinheiro público em benefício próprio", afirma o secretário-geral do PPS.

Socorro 1
O deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) disse ontem à coluna que se o padre Inaldo (PCdoB) desistisse hoje da sua candidatura a prefeito de Nossa Senhora do Socorro e o apoiasse ele registraria sua candidatura mesmo faltando menos de 60 dias para o pleito. Augusto lembra que só desistiu da disputa por falta de apoio. "Faltou estrutura partidária e apoio da oposição. Fiquei isolado", afirmou, enfatizando que gostaria muito que o acordo político que os irmãos Amorim fez com o DEM em Aracaju tivesse se estendido a Socorro.

Socorro 2
"Meu projeto de disputar a Prefeitura de Socorro continua. Só adiei um sonho", disse Bezerra, enfatizando que como eleitor daquele município e com residência no Marcos Freire I ele votará nulo nas eleições de 7 de outubro.

Albano 1
O presidente da TV Sergipe, ex-governador Albano Franco, esclarece que não se manifestou diretamente com relação ao seu voto a prefeito de Aracaju. "Disse que Valadares Filho é meu amigo pessoal e tenho convivência fraterna com ele desde a Câmara Federal".

Albano 2
Albano admite o seu voto à vereadora Miriam Ribeiro (PSD), tendo, inclusive, plotado o seu carro pessoal com a campanha dela. "Miriam é minha amiga pessoal", justifica.

Na mídia nacional 1
A Ponte Joel Silveira, que liga a capital ao município de Itaporanga D'Ájuda, é a primeira das cinco grandes obras de infraestrutura turística do governo federal que aparece no comercial de TV lançado na última terça, pelo Ministério do Turismo. A ponte sobre o Rio Vaza Barris foi construída mediante parceria dos governos federal e estadual.

Na mídia nacional 2
As demais obras que aparecem no comercial são: a duplicação da Rodovia SC-401, em Santa Catarina (SC); a construção e urbanização do Rio Guamá, em Belém do Pará; a conclusão das obras do Teatro Popular Caminho Niemeyer, no Rio de Janeiro (RJ); e a construção da Rodovia Bonito-Bodoquena (MS-178), no Mato Grosso do Sul.

Nos shoppings
Visando informar a população sobre os benefícios da duplicação do viaduto do Detran, a Seinfra, em parceria com o DER, colocou duas maquetes da obra nos dois shoppings da capital. As maquetes ficarão expostas por 90 dias, possibilitando que as pessoas visualizem as obras de urbanização e os benefícios que a duplicação do viaduto trará para a cidade. O viaduto do Detran, previsto para ser entregue em dezembro e orçado em R$ 20 milhões, já colocou  273 das 277  estacas metálicas.

Veja essa...
Da candidata a prefeita de Aracaju, Vera Lúcia (PSTU), durante entrevista anteontem à noite a jornalistas no Cabaré da Quinta: "Do que adianta o Estado ser obrigado a cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e não cumprir os deveres da Constituição, que é o de assegurar os direitos básicos ao cidadão, como saúde e educação?  Por isso, não vamos respeitar a LRF, mas criar a Lei de Responsabilidade Social".  Com esse pensamento, no governo do PSTU, Aracaju não receberá nenhum recurso federal.

Curtas
Na agenda de ontem do candidato a prefeito de Aracaju Reynaldo Nunes (PV) constou apenas uma entrevista na rádio Liberdade AM, às 8h.

O candidato a prefeito Valadares Filho (PPS) participou ontem, às 16h, de uma mini-caminhada no Centro da cidade. Às 17h realizou panfletagem na rótula do Shopping Rio Mar e às 18h participou de caminhada no Conjunto Bugio Etapa III e IV.
Neste sábado, Valadares Filho faz caminhada às 7h na feira do Bairro Santo Antônio e às 18h30 participa de uma mini-carreata no Conjunto Augusto Franco.

O secretário-geral do DEM, deputado Augusto Bezerra, informa à coluna que o candidato do seu partido João Alves Filho vem participando de atos de campanha. Esteve ausente boa parte da semana passada e toda esta semana por problemas de saúde da filha Cristina, que encontra-se em São Paulo.