Como a banda vai tocar

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O governador Jackson Barreto foi na abertura do Forró Siri, anteontem à noite. Esteve ao lado do prefeito Fábio Henrique (PDT) e do ex-secretário Adilson Júnior. Após a decisão de apoiar no município o padre Inaldo (PCdoB) e o vice Betinho (PMDB), JB está
O governador Jackson Barreto foi na abertura do Forró Siri, anteontem à noite. Esteve ao lado do prefeito Fábio Henrique (PDT) e do ex-secretário Adilson Júnior. Após a decisão de apoiar no município o padre Inaldo (PCdoB) e o vice Betinho (PMDB), JB está

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 02/07/2016 às 08:51:00

O governador Jackson Barreto foi na abertura do Forró Siri, anteontem à noite. Esteve ao lado do prefeito Fábio Henrique (PDT) e do ex-secretário Adilson Júnior. Após a decisão de apoiar no município o padre Inaldo (PCdoB) e o vice Betinho (PMDB), JB está no dilema em São Cristóvão com a candidatura de Adilson e do peemedebista Marcos Santana. Mas esses problemas foram esquecidos em meio ao forró.

Como a banda vai tocar

Entramos no mês de julho com cinco pré-candidatos a prefeito de Aracaju. Quatro já oficializaram pré-candidatura: Valadares Filho (PSB), Edvaldo Nogueira (PCdoB), Emerson Ferreira (Rede) e Sônia Meire (Psol). O prefeito João Alves (DEM) disputará a reeleição, mas, como sempre, só oficializa candidatura no período das convenções partidárias.
O senador Eduardo Amorim (PSC) pode ser o sexto candidato a prefeito, mas a grande maioria das lideranças políticas não acredita que venha oficializar sua pré-candidatura nos próximos 10 dias, quando retornar da viagem a Europa com a família. Até porque quem tem a pretensão de candidatura não deixa o país todo esse tempo e às vésperas das convenções, que vão de 20 de julho a 05 de agosto.
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão, de apenas 45 dias, só começará oficialmente no dia 16 de agosto. Mas, pelo andar da carruagem, já vemos o mote da que será desenvolvida a campanha por cada candidato a prefeito.
João Alves vai continuar passando a imagem de que é um bom gestor, que apesar da crise financeira conseguiu resolver problemas, por exemplo, na área de transporte urbano. Implantou novos ônibus em Aracaju e ainda o BRT, que todos sabem que os 10 ônibus articulados e uma faixa azul nas ruas não tem nada a ver com o sistema BRT. Falará ainda das obras na 13 de Julho, reforma de praças (encimentadas), entre outras meia-sola.
Como ex-prefeito, Edvaldo Nogueira vai fazer sua campanha comparando a sua gestão com a de João Alves. Vai mostrar que no seu governo Aracaju era uma cidade limpa, iluminada e sem buracos, o que levou ao título de capital com melhor qualidade de vida. Além de enfocar obras realizadas.
Valadares Filho vai mostrar que é o novo, que Edvaldo e João Alves já administraram a capital por 11 anos (Edvaldo por sete anos) e João (quatro anos) e pouco fizeram para o período. Ele deve abordar ainda o desgaste político de JAF, por aparecer nas pesquisas com uma grande rejeição, e a aliança do PCdoB com o PT.
Já Emerson e Sônia venderão a imagem de que são os candidatos de esquerda, dos movimentos sociais, que têm ideologia e que são a opção para o combate a corrupção.
Como as outras campanhas, a deste ano promete grandes embates políticos entre os candidatos João Alves, Edvaldo Nogueira e Valadares Filho.
Hoje é difícil saber quem estará no segundo turno. As alianças a serem formadas pode fazer a diferença. Por enquanto, João Alves tem como maior aliado o PSDB; Valadares Filho o PSD e PROS, já conquistou o PDT e pode ter o PRB; e Edvaldo tem o PT e PMDB, podendo ter o PRB.
Agora é aguardar o desenrolar dos acontecimentos...

Batido o martelo 1
O pré-candidato a prefeito Valadares Filho (PSB) teve ontem uma nova conversa com o presidente estadual do PDT, prefeito Fábio Henrique (Nossa Senhora do Socorro), quando foi fechado o entendimento para uma aliança nas eleições. O anúncio oficial será feito na próxima segunda-feira, provavelmente na Aease, em horário ainda a ser definido. À noite os dois já estavam juntos no Forró Siri.

Batido o martelo 2
Pelo acordo, o PDT apoiará Valadares Filho a prefeito de Aracaju e o PSB apoiará os candidatos pedetistas em Nossa Senhora do Socorro (Klewerton Siqueira) e em São Cristóvão (Adilson Júnior). O PDT não pleiteou a indicação do vice.

O vice
Diariamente o PSB vem conversando com o PRB do prefeito Heleno Silva (Canindé do São Francisco) e do deputado federal Jony Marcos. O PRB tem a pretensão de indicar o vice, que é a pastora Cláudia.
Veto
Informações chegadas ontem à coluna dão conta que o segmento evangélico do PRB está com restrições de apoio ao pré-candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB), preferindo apoiar Valadares Filho. Só Heleno e Jony têm uma simpatia maior pelo nome de Edvaldo, mas podem ser vencidos. O PRB hoje caminha para fechar com o PSB.

Na espera
O presidente estadual do PSC, deputado federal André Moura, disse ontem que quando o senador Eduardo Amorim (PSC) retornar de viagem vai se reunir com o grupo e definir se será ou não candidato a prefeito. Entende que ele não pode protelar muito.

A preferência
Segundo André, ele gostaria que Eduardo viesse a disputar a eleição, mas que se o senador não for candidato o bloco tem duas opções: Valadares Filho e João Alves. "Só não vamos apoiar o candidato do governador", afirmou, enfatizando que ver com "bons olhos" a candidatura de Valadares, com quem conversa sempre em Brasília, mas que a decisão será do grupo.

O grupo
De acordo com o presidente estadual do PSC, o seu agrupamento está preparado para as eleições em Aracaju. Ressalta que são 10 partidos na base, contando com o PRTB, que conquistou recentemente.

Os dirigentes
Passou a comandar o Diretório Estadual do PRTB a irmã de André, a primeira dama de Pirambu, Patrícia Moura, e o Diretório Municipal de Aracaju o ex-vereador Kennedy Fonseca.       

São Cristóvão 1
O governador Jackson Barreto (PMDB) se reúne na tarde deste sábado com o pré-candidato a prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (PMDB), e o ex-deputado estadual Wanderlê Correia (PMDB). Vai tratar das eleições no município e, muito provavelmente, um entendimento entre Marcos e o pré-candidato Adilson Júnior (PDT).

São Cristóvão 2
Em conversa recente com a coluna, Marcos Santana assegurou que a sua pré-candidatura é irreversível. Insinuou que mesmo o governador vindo a decidir por Adilson Júnior, ele manteria seu nome na disputa.

São Cristóvão 3
No município, o governador tem cinco aliados pré-candidatos a prefeito: Adilson Júnior (PDT), Betão (PSD), Lauro Rocha (PRB), Isaias e Marcos Santana. Pode haver uma composição Mauro/Betão e Marcos/Adilson.

Apoio
Ontem o presidente do Diretório Estadual do PSD, deputado Jeferson Andrade, reafirmou o seu apoio e do Partido ao nome de Betão. Foi durante encontro com o pré-candidato no gabinete do deputado estadual Francisco Gualberto (PT), que também participou da conversa.
 
Mais um nomeado
Os indicados pela bancada federal de Sergipe começam a ser nomeados para assumir cargos no governo interino de Michel Temer. Depois do agrônomo Paulo Viana ter sido nomeado para a presidência nacional da Codevasf, por indicação do senador Valadares, como noticiou ontem, com exclusividade, a coluna, agora foi nomeado para a superintendência do Incra em Sergipe  o perito federal agrário, Haroldo Álvaro Freire Araujo Filho. A indicação foi do deputado federal Laércio Oliveira (SD), cuja sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de ontem.

Nota de repúdio
Ontem mesmo o MST saiu com nota de repúdio à exoneração do superintendente do Incra, André Ferreira Bomfim, e a nomeação do substituto Haroldo. Diz a nota que o Incra Sergipe nunca foi uma indicação política, mas uma indicação a partir de compromissos com os movimentos sociais e a questão da Reforma Agrária.
 
Esperando
aval da Abin
Os nomes dos outros indicados pelos deputados federais e senadores de Sergipe para os 23 cargos do governo federal em Sergipe continuam sob avaliação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Encontro tucano
O PSDB realiza neste sábado o seu Encontro Estadual, a partir das 9h, em um hotel da orla. Segundo o presidente estadual, Zé Franco, o evento visa esclarecer dúvidas sobre as instruções eleitorais e contábeis referentes ao processo eleitoral de 2016.

Visitas
O pré-candidato a prefeito de Socorro, Zé Franco, recebeu várias visitas ontem em sua casa no município. Passaram por lá o também pré-candidato a prefeito Padre Inaldo (PCdoB), o vice-prefeito Dr. Job, o deputado federal André Moura (PSC) e o prefeito Fernandinho Franco (Muribeca).  

Encontro do PPS
No dia 08 de julho o PPS realizará Encontro Estadual no Clube do Banese, a partir das 9h. Segundo o presidente Clóvis Silveira, no evento haverá curso de conscientização política para os candidatos e estratégia eleitoral, com palestrantes de Brasília. A expectativa é a participação de mais de 380 pré-candidatos.

Veja essa...
No último dia do Forró Caju, por conta do show de Wesley Safadão, o camarote do prefeito João Alves passou da capacidade de público e foi obrigado a não deixar ninguém mais subir por determinação dos bombeiros, que detectaram ameaça de desabamento. Por conta disso, dois vereadores da base aliada foram barrados no baile: Renilson Félix (DEM) e Valdir Santos (PTdoB).

Curtas
O senador Eduardo Amorim deve retornar da viagem ao exterior no próximo dia 9 de julho.

Valadares Filho está satisfeito com os vários incentivos que vem recebendo desde a última segunda-feira, quando o governador Jackson Barreto anunciou apoio a Edvaldo Nogueira.

"Me cumprimentam dizendo que é o meu momento", diz otimista Valadares, enfatizando que está se preparando para a campanha para passar confiança para o eleitor.     

O PSC confirmou ontem a pré-candidatura do vereador Rodrigo Sobral a prefeito de General Maynard.

O ex-deputado estadual Nelson Araújo (PPL) voltará a disputar a prefeitura de Riachão do Dantas nas eleições deste ano.
Riachão tem mais três pré-candidatos: a esposa de Laelson Menezes, Gerana (PTdoB); Pedro da Lagoa (PT) e a candidata do grupo do governador, Simone Andrade (PCdoB).

No próximo dia 13 de julho o TRE promoverá uma palestra sobre as condutas vedadas à imprensa no período eleitoral, inclusive tirando dúvidas. Será ela manhã, no auditório do tribunal.
 
No próximo dia 06 de julho, o vereador Lucas Aribé (PSB) participará de uma Audiência Pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Plenário da Câmara de Deputados.

A audiência visa debater a acessibilidade das pessoas com deficiência nas obras públicas do Brasil. E a participação de Lucas Aribé foi uma iniciativa do deputado federal Valadares Filho.